Respostas
Resposta:
A broncoscopia é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões. A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Como a broncoscopia é um procedimento que usa vídeo é, muitas vezes, referida também como videobroncoscopia. Este instrumento permite ao médico examinar diretamente as vias respiratórias.
Na larga maioria dos casos, o exame é realizado através de um tubo longo e flexível, designando-se neste caso por broncoscopia flexível ou fibrobroncoscopia. Num pequeno número de casos, em que é necessário um canal de trabalho maior (ex hemoptises, corpos estranhos, necessidade de uso de LASER ou próteses), é usado um tubo metálico rígido designando-se neste caso por broncoscopia rígida. Neste caso é necessária anestesia geral.
A broncoscopia flexível ou fibrobroncoscopia é o tipo de endoscopia respiratória que é usada quotidianamente na prática clínica, pelo que é sobre esta que nos debruçaremos com maior detalhe ao longo do texto.