Na década de 1930, a previdência se referia a proteção mínima e foi ignorada pelo governo de Getúlio Vargas. O governo Getúlio Vargas passou a ser conhecido como um marco para as políticas públicas sociais, nele a regra para a cobertura previdencial foi ampliada para todos os funcionários. As mudanças institucionais aconteceram e houve a unificação das caixas de aposentadorias e pensões, que passaram a ser organizados em Institutos de Aposentadorias e Pensões. Diante disso, analise as sentenças a seguir: I- Esse processo estabeleceu um novo fluxo, onde buscava reconhecer as particularidades de onde e de quem eram esses operários efetivos, tentando entender onde estavam a outra parcela de operários, pois só os que estavam em situação regular, com certeira de trabalho assinada é que podiam ter acesso à saúde. II- Os trabalhadores que não tinham carteira assinada, entre eles: trabalhadores informais, idosos, mulheres crianças e os desempregados eram considerados inativos e não podiam acessar à saúde e tinham que buscar de forma particular. No caso de ausência de recursos financeiros para tal, ficavam desassistidos pelo Estado. III- O acesso ao sistema de saúde era liberado para todos que dela necessitassem e eram trabalhadores ativos no sistema. IV- O sistema atendia de forma restrita, prioritariamente os idosos e mulheres, que de forma muito lenta estavam iniciando no mercado de trabalho, além do atendimento para crianças e pessoas com alguma deficiência. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças III e IV estão corretas. b) Somente a sentença I está correta. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
As sentenças I e II estão corretas.
Explicação:
I- Esse processo estabeleceu um novo fluxo, onde buscava reconhecer as particularidades de onde e de quem eram esses operários efetivos, tentando entender onde estavam a outra parcela de operários, pois só os que estavam em situação regular, com certeira de trabalho assinada é que podiam ter acesso à saúde.
II- Os trabalhadores que não tinham carteira assinada, entre eles: trabalhadores informais, idosos, mulheres crianças e os desempregados eram considerados inativos e não podiam acessar à saúde e tinham que buscar de forma particular. No caso de ausência de recursos financeiros para tal, ficavam desassistidos pelo Estado.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás