• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliaitj05
  • Perguntado 4 anos atrás

1ª - Qual razão de levar a filosofia a não ser considerada qualquer forma de conhecimento?
2ª - Qual é a causa que leva a filosofia a não ser um conjunto de sistema de conhecimento pronto e
perfeito?
3ª - Quais as formas de objeto de conhecimento a filosofia voltam-se?
4ª - Por que a filosofia é a “janela” intelectual, a luz do intelecto e mental que nos leva a descobrir
outras formas de conhecimento e compressão da vida?
5ª - A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia?
6ª - O que é sonso comum e senso crítico?

Respostas

respondido por: laru3435vsbshana
9

Olá, Julia, tudo bem? Existe uma frase bem conhecida de Sócrates: "Só sei que nada sei", sabes o que quer dizer? Que Sócrates não sabia de tudo, de nada que estava à sua volta, pelo menos não por completo, ele pensava que não tinha um conhecimento perfeito, a filosofia não é uma forma de conhecimento, Julia, porque ela é uma busca incessante por ele.

Resposta:

1. Não é considerada uma forma de conhecimento, pois busca incansavelmente obter por sua obtenção e, de certa forma, pelo aperfeiçoamento das respostas dadas anteriormente.

2. Ela não está pronta porque sempre busca um olhar diferente das respostas dadas ou, até, das perguntas formuladas, Sócrates sempre pedia às pessoas que dessem repostas aos seus questionamentos e este sempre discutia o porquê, não tem como haver algo pronto e preparado, estamos abertos à discussões civilizadas.

Por exemplo:

Sócrates: Você denunciou o seu pai?

A pessoa responde sim.

Sócrates: Por quê?

Pessoa: Porque é o certo.

Sócrates: O que é certo? A lei de Deus diz honrai pai e mãe. A dos homens diz que devemos fazer o certo independente de quem seja o culpado.

Daí incia-se uma discussão.

Estás a perceber o caráter do "não pronto".

3. Existem pessoas que voltam-se para a natureza, outras para a matéria, outras para os seres vivos, outros para religião, comportamentos, ou como Descartes que buscava saber o que era enganoso, outros para felicidade, moral, ética, sociedade, política.

4. Pois , sim! A filosofia acontece quando nos questionamos sobre algo à nossa volta, e, ao mesmo tempo, buscamos uma reposta racional para tal, por isso ela é a porta de entrada para iluminação das pessoas, objetos, etc.

5. Sim, podemos dizer que sim, pois a partir da problematização e estranheza pode-se abrir as janelas para filosofia.

6. Senso comum é conhecimento popular repassado de geração para geração, baseado em crenças, costumes, etc. Ex: A época chuvosa, no Brasil, é o verão, mas as pessoas acham ser o inverno.

O senso crítico é ato de indagar sobre determinado fato que nos é apresentado. Ex: te dizem que o verão é a época de seca, mas você duvida e tenta argumentar. Dúvida de crenças: Devo comprar um pedaço de terra no céu? Que loucura! Entre outros.

Perguntas similares