RESUME AE (15 LINHAS)
- A participação dos espanhóis nas navegações
- O Tratado de Tordesilhas
- As navegações inglesas, francesas e holandesas
- Consequências da expansão Marítima
Respostas
Resposta:A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das navegações. a primeira viagem marítima financiada pelo país aconteceu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois dos portugueses invadirem ceuta no reino de fez (atual Marrocos), em 1415.
O tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o reino de Portugal e a coroa de Tordesilhas, para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da europa. Esse tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa as pretensões da coroa de castela, resultantes da viagem de Colombo, q um ano e meio antes chegara ao chamado novo mundo, reclemando-o oficialmente a Isabel, a católica (1474-1504).
As primeiras grandes navegações, foram realizadas por Portugal, Inglaterra, Espanha e Holanda, durante os séculos xv e xvi. As navegações inglesas, francesas e holandesas na América contribuíram para os ingleses colonizarem a América do no século xvi.Os franceses realizaram diversas expedições estimulando a pirataria, principalmente nas costas brasileiras. alcançaram o Haiti, caribe, Louisiana e Canadá. Os holandeses chegaram na América no século xvii e fundaram a Nova Amsterdã que hj corresponde a Nova York, conquistaram Suriname, Albany e Curação.
As principais causas da expansão marítima europeia foram a formação dos Estados modernos centralizados, a ascensão da burguesia mercantil e o interesse em expandir as zonas de influência para, dessa forma ampliar o mercado. As principais consequências da expansão marítima do século xv e xvi foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América, crescimento do comércio internacional de produtos tropicais, extermínio de milhões de indígenas por doenças, guerras e migração forçada; criação do mais sólido mercado marítimo de escravos.
espero ter ajudado
Resposta:
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país aconteceu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois dos portugueses invadirem Ceuta no reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
O tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o reino de Portugal e a coroa de Tordesilhas, para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da coroa de castela, resultantes da viagem de Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado novo mundo, reclamando-o oficialmente a Isabel, a católica (1474-1504).
As primeiras grandes navegações foram realizadas por Portugal, Inglaterra, Espanha e Holanda, durante os séculos XV e XVI. As navegações inglesas, francesas e holandesas na América contribuíram para os ingleses colonizaram a América do no século XVI. Os franceses realizaram diversas expedições estimulando a pirataria, principalmente nas costas brasileiras. alcançaram o Haiti, caribe, Louisiana e Canadá. Os holandeses chegaram na América no século XVII e fundaram a Nova Amsterdã que hoje corresponde a Nova York, conquistaram Suriname, Albany e Curaçao.
As principais causas da expansão marítima europeia foram a formação dos Estados modernos centralizados, a ascensão da burguesia mercantil e o interesse em expandir as zonas de influência para, dessa forma ampliar o mercado. As principais consequências da expansão marítima do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América, crescimento do comércio internacional de produtos tropicais, extermínio de milhões de indígenas por doenças, guerras e migração forçada; criação do mais sólido mercado marítimo de escravos.
Explicação:
Arrumei erros de digitação.