Leia o trecho a seguir: “A vontade de pertencer a uma classe social ou se manter em sua posição social pode determinar o comportamento dos consumidores de produtos de luxo, sejam eles genuínos ou não. A premissa surge da análise de mulheres de classe alta e média alta no que tange aos seus interesses, estilos de vida e decisão de compra.” AVELAR, P. F.; LEITE, R. S. A pirataria e o jeitinho brasileiro: consumo de bolsas falsas por mulheres de classe alta e média alta. Reuna, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 78-99, 2019. p. 79. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2020. A partir dessas informações e dos conteúdos estudados a respeito da relação entre decisões de consumo, produtos e classes sociais, existem diversos indicadores a serem utilizados quando se classificam os indivíduos pela sua classe social, como a mobilidade entre gerações, a homogeneidade interna da classe, entre outros. Assim, é correto afirmar que o fator recebe maior peso na definição de uma classe social normalmente é:

a.

o nível de renda do indivíduo, pois mesmo se considerando outros elementos na avaliação de uma classe social, o nível de renda normalmente posiciona a pessoa como pertencente a uma classe alta, média ou baixa.

b.

o nível de desenvolvimento de uma determinada região, porque dos principais indicadores para definir uma classe social é o nível de desenvolvimento de um bairro, cidade, Estado ou país onde o indivíduo está inserido.

c.

não existem critérios ou diferentes pesos para inclusão de um indivíduo em uma classe social, já que essa análise é pontual para cada realidade.

d.

os produtos consumidos pelo indivíduo, pois eles e os padrões de consumo são os principais indicadores ao se classificar um indivíduo em uma classe social.

e.

grau de escolaridade do indivíduo, uma vez que comumente indica a classe social a qual o indivíduo faz parte.

Respostas

respondido por: jessicaelesbao
0

Resposta:

Alternativa correta: A.

o nível de renda do indivíduo, pois mesmo se considerando outros elementos na avaliação de uma classe social, o nível de renda normalmente posiciona a pessoa como pertencente a uma classe alta, média ou baixa.

Explicação:

Existem diversos critérios para a classificação de indivíduos em uma classe social, no entanto existe consenso de que o nível de renda normalmente recebe maior atenção dos profissionais de marketing. O nível de renda pode estar associado ao padrão de consumo, utilização de serviços, entre outros. Classificações como as do Critério Brasil recebem atenção, entre outros motivos, pela relação direta que estabelecem entre as classes sociais e o nível de renda dos indivíduos que ocupam no país.

Perguntas similares