Respostas
Resposta:
Os fatos que me disponho a resumir ocorreram no verão de 1889, pouco tempo depois do meu casamento. Eu voltara a exercer a medicina e deixara Holmes sozinho em seu apartamento da Baker Street, embora o visitasse com frequência e às vezes até conseguisse convencê-lo a abandonar seus hábitos boêmios e ir visitar-nos.”
Neste conto, o engenheiro hidráulico Victor Hatherley procura por Watson em sua casa para ser tratado de um terrível acidente. Ele perdera o polegar de forma inacreditável e buscava desesperadamente por um tratamento. Mas ao saber da história por trás do acidente, Watson logo descobriu que era mais um caso para Sherlock Holmes.
Desenrolou o lenço e estendeu a mão. Ao ver a ferida me assustei, apesar do sangue frio que uma longa prática me deu. Havia apenas quatro dedos e uma horrível superfície vermelha e esponjosa onde estivera o polegar. Este fora cortado ou arrancado pela raiz.
Segundo o engenheiro, um sujeito com sotaque alemão o chamou para resolver um problema em sua prensa hidráulica. Pagava muito bem, mas era afastado da cidade e o serviço seria feito de madrugada. Victor aceitou e quando chegou logo percebeu que algo não ia bem. Após descobrir o problema da grande prensa, Victor foi trancado exatamente no espaço em que a prensa esmagava o material. Mas antes que virasse uma massa ele conseguiu escapar por um pequeno buraco na lateral e fugir para contar essa história.
São fabricantes de moedas falsas em grande escala e usam a prensa para fazer o amálgama que substitui a prata.
Apenas o relato do engenheiro foi o suficiente para Holmes elucidar o caso. Tratava-se de uma gangue que fabricava moedas falsas, Mas infelizmente quando eles chegaram à fazenda para prender os bandidos, um grande incêndio apagava todas a provas. Esse é mais um caso onde o vilão consegue fugir. Além disso, esse conto mostra que o conhecimento do histórico de crimes é de vital importância para o sucesso de Holmes.
Esse conto faz parte da coletânea As Aventuras de Sherlock Holmes