• Matéria: Biologia
  • Autor: cleiaalmeidasi15
  • Perguntado 4 anos atrás

construa um texto sobre como o meio ambiente e as discussões sobre ele evoluíram ao longo do tempo

mim ajudem...​

Respostas

respondido por: isabelly707950
1

Resposta:

o Homem considerava a natureza divina, já que a mesma era cultuada em muitas religiões. Entretanto, na visão teológica, o homem está numa posição mais elevada e, em decorrência da ordem divina, poderia possuir a Terra ou o controle sobre a natureza. O argumento principal que o homem utiliza para explicar a exploração da natureza é que ela existe para servir a espécie humana e, assim, possibilitar sua existência.

O “Homem racional” nunca ficou estagnado, sempre buscou inovar e, com o passar dos dias, dominou os mares. Iniciou as grandes navegações e o mercantilismo surgiu como uma alternativa das nações acumularem riquezas. Ainda não se deu por satisfeito, quis dominar novas terras e, assim, surge a era colonial.  

Nessa fase, tratando-se do continente americano, em especial o Brasil, houve a devastação da natureza, primeiro com a exploração do pau-brasil, depois com a da cana-de-açúcar e, em seguida, com a extração de pedras preciosas e do ouro. Houve, também, a exploração da borracha e a derrubada de matas para o plantio de café.

Cabe lembrar que, nesse período colonial, o homem quis e conseguiu dominar, através de opressão, violência e “chibatadas”, um continente inteiro, que foi o continente africano, o qual era considerado um estoque de mão-de-obra escrava, para trabalharem nas colônias e deixarem as metrópoles cada vez mais ricas. Crimes contra a humanidade ocorreram, lembramos aqui, dos “Maias” e “Incas” que foram exterminados.  

No Velho Mundo, liderado pela Inglaterra, aconteceu outra “evolução”, a Primeira Revolução Industrial, que deu maior poder para o homem produzir, com o uso de máquinas, – a chamada maquinofatura. O negócio era transformar a matéria-prima em produtos e obterem altas taxas de lucros. Isso criou uma necessidade crescente na quantidade e variedade de matéria-prima. Mais uma vez, quem vai sofrer com essa “revolução” é o meio ambiente.

Outro ponto que deve ser atribuído à Revolução Industrial é que a mesma abriu caminho para a poluição, através da queima de combustíveis fósseis, como, inicialmente, o carvão e, posteriormente, o petróleo e derivados.  

A “evolução” não para por aí. O homem libertou os escravos e as colônias. Em pouco tempo, domina a arte dos pássaros e começa a voar em pássaros mecânicos.

Contudo, a paz dura pouco e surge a Primeira Guerra Mundial, cuja arte de navegar e de voar é colocada em prática para atacar e defender.

Passada a guerra, o mundo já estava dividido em dois polos – o capitalista e o comunista – e a busca por invenções dominadoras continua. Através de estudos e pesquisas, inventou-se algo lesivo para toda a humanidade.

A paz mundial cessa, inicia-se a Segunda Guerra Mundial e uma das invenções dominantes e mais maléficas foi utilizada. Em 06 de agosto de 1945, os Estados Unidos da América, em disputa, durante a Segunda Guerra Mundial lançou a primeira bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, lançou outra bomba sobre Nagasaki. A partir desse fato, as guerras não seriam mais as mesmas, pois o poder destrutivo dessas bombas, que os cientistas criaram, era algo assustador e destruíram milhares de vidas humanas, trazendo sequelas à saúde das pessoas e ao meio ambiente até hoje.

Explicação:

Perguntas similares