5) O que significa uma República Federativa? *
a) Um país dividido em províncias
b) Um país dividido em estado.
c) Um país dividido em departamento
d) Um país dividido em colônias
6) Marque a alternativa mais correta sobre o fim da Monarquia. *
a) O apoio do imperador ao escravismo.
b) A abolição da escravidão
c) As ideias positivistas do imperador
d) O apoio do Imperador ao exército brasileiro.
7) Quem foi o nosso primeiro presidente: *
a) Marechal Deodoro da Fonseca
b) Marechal Floriano Peixoto
c) Afonso Pena
d) Hermes da Fonseca
8) Sistema que visa o lucro e acaba gerando desigualdade social: *
a) Capitalismo
b) Socialismo
c) Anarquismo
d) Globalização
9) Sistema onde a economia e planificada fechada: *
a) Capitalismo
b) Anarquismo
c) Socialismo
d) Liberalismo
10) Sistema onde o mundo se interliga por meio do comércio e do fluxo de pessoas: *
a) Globalização
b) comunismo
c) Socialismo
d) Anarquismo
Respostas
Resposta:
Questão 5 Letra B
Questão 6 Letra D
Questão 7 Letra A
Questão 8 Letra A
Questão 10 Letra A
Explicação:
espero te ajudado
Resposta:
5=Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal.
letra B
6=A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. ... Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.
LETRA C
7=Marechal Deodoro nasceu na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827 e estudou em escola militar desde os 16 anos. Em 1848, aos 21 anos, integrou as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira e participou ativamente de outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.
Ingressou oficialmente na política em 1885, quando exerceu o cargo de presidente (equivalente ao atual de governador) da província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro de 1889 e assumiu a chefia do governo provisório.
A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular. Entretanto, determinava também que, em caráter excepcional, o primeiro presidente e o primeiro vice seriam eleitos indiretamente, isto é, pelo Congresso Nacional. Foi o que aconteceu. No dia seguinte à promulgação da Constituição, o Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.
O governo do Marechal deveria terminar em 1894, mas o período registrou sérios problemas políticos e econômicos. A política econômica, que tinha como ministro da Fazenda Rui Barbosa, foi marcada pelo "encilhamento", que se caracterizou pelo incentivo à emissão de moeda por alguns bancos e pela criação de sociedades anônimas. Como resultado, houve forte especulação financeira e falência de bancos e empresas.
A formação de um novo ministério liderado pelo barão de Lucena, político vinculado à ordem monárquica, a tentativa de centralização do poder e às resistências encontradas no meio militar conduziram o país a uma crise política, que teve seu ápice na dissolução do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo crescia no meio militar a influência de Floriano Peixoto, que também fazia oposição a Deodoro juntamente com as forças legalistas que levaram à renúncia de Deodoro da Fonseca em 23 de novembro de 1891.
LETRA A
8=LETRA C
9=letra D
10LETRA B
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR. SE EU TE AJUDEI É CLARO.