• Matéria: Geografia
  • Autor: fo9642
  • Perguntado 4 anos atrás


ATIVIDADE
Escreva as diferenças entre as comunidades tradicionais e a
agricultura familiar.​

Respostas

respondido por: Gabrielpcgg
0

Resposta:

Indígenas, produtores rurais e vários representantes de comunidades tradicionais do Tocantins, dentre ribeirinhas e quilombolas, utilizam os métodos de integração da agricultura e sustentabilidade, por meio da agrobiodiversidade, em sistemas de produções familiares. O modelo visa incentivar a produção de matéria-prima para alimentação humana e animal através da relação entre as diferentes atividades agrícolas.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) tem ampliado cada vez mais o incentivo à agrobiodiversidade no Estado, como explica o extensionista rural do órgão, Felismino Coelho Alves.  “Agrobiodiversidade é tudo aquilo que convive no nosso meio, todo mundo tem um modelo de ver a floresta. Quem é educado para derrubar, vê a floresta como algo horrível, mas as pessoas que convivem com a floresta e são educadas sabendo que precisam dela e vice-versa têm outro conceito de agrobiodiversidade. Estamos mostrando para os agricultores tudo que eles podem aproveitar dentro do que há disponível, sem precisar trazer estímulos externos, ele pode aproveitar desde as frutas nativas, o ambiente que ele está para produzir”, disse.

Segundo o técnico, a intenção é a convivência harmônica e saudável para extrair os recursos naturais do cerrado. “Temos que mostrar para a sociedade, a importância desses meios para alimentação e sobrevivência desses povos, e o principal: produzir em harmonia com a natureza”, disse, ao citar a diversidade do Estado. Através da agrobiodiversidade, os produtores e comunidades tradicionais valorizam os ecossistemas naturais, recompõem os já modificados com uso de sistemas de produção agrícola e de extrativismo florestal.

Explicação:

Perguntas similares