“Para Zabala [...], nas propostas globalizantes, o alvo fundamental do ensino é o aluno e suas necessidades educacionais. Os diferentes conteúdos disciplinares estão condicionados sempre aos objetivos a que se pretendem. Ainda de acordo com Zabala, 'a Ciência, em seu empenho em compreender a realidade, fragmentou o saber até diversificar o conhecimento numa multiplicidade de disciplinas, e cada uma delas, em sua especialização'”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MESSIAS, P. C. G. R. de; SANTOS, P. R. A interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais: concepções e práticas pedagógicas dos docentes – (recorde teórico – 2019). Revista Ciência & Desenvolvimento, v. 13, p. 140-161, 2020. Considerando a citação e os conteúdos do texto-base A interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais: concepções e práticas pedagógicas dos docentes – (recorte teórico – 2019), assinale a alternativa que apresenta corretamente em uma perspectiva educacional os quatro graus de relações disciplinares segundo Zabala:
Respostas
Resposta:
Explicação:
A
Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
A base para os recursos educacionais, que contribuem para as relações disciplinares segundo Zabala estão na: Multidisciplinaridade. Alternativa A.
O projeto multidisciplinar utiliza diferentes disciplinas para dialogar com o aluno, enquanto projeto interdisciplinar dialoga com o conteúdo exposto em sala, já o transdisciplinar com os diferentes aspectos da educação.
Como a base da transdiciplinaridade é colocada em prática?
A transdiciplinaridade é definida como um processo complexo que visa desenvolver a estrutura pedagógica do currículo de forma a dar ao aluno a possibilidade de interagir com questões que vão além do espaço escolar.
Alternativas:
Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Mais sobre a tecnologia na aprendizagem multidisciplinar:
https://brainly.com.br/tarefa/18259922
#SPJ2