Cães e gatos superam o número de filhos
Custo para criar uma criança faz com que famílias optem por animais.
July, Princesa, Bingo, Laica, Negão, Nana e Lua são os “filhos mais novos” da motorista de transporte escolar Roseli de Souza Almeida, 47. Como muitas mães paulistanas, Roseli parou de ter filhos na década de 90 e, desde então, não para de criar
cachorros. “Depois que a gente tem filho, vê como é bom ter cachorro”, conta. A mais nova, Lua, tem apenas um ano e meio.
Seus dois filhos, Nathália, 17, e Rafael, 20, gostam das companhias e ajudam a mãe a cuidar dos sete animais. “Eles sempre estão do seu lado. Se você fica triste, eles percebem e
ficam perto; se você chega tarde, eles o recebem abanando o rabo”, afirma Roseli.
Ela conta que não teve mais filhos por conta das altas despesas e da dificuldade que há em educar uma criança. Questionada se tem vontade de criar mais cachorros, Roseli diz que sim caso tivesse mais espaço em casa. Já filhos, “iria pensar muito”, responde.
São muitas as famílias que possuem mais cães que filhos em São Paulo. Em alguns bairros, a impressão é de que o número de cachorros e gatos já ultrapassa o de crianças. Esse, no entanto, é um cálculo difícil de fazer porque nem todos os animais domésticos possuem o Registro Geral do Animal (RGA), feito pelo Centro de Zooneses da Prefeitura. Segundo Elizabete Aparecida da Silva, veterinária do Centro de Controle e Zoonoses, o número de RGAs é de 329 mil.
Ela afirma, no entanto, que a estimativa é de que haja um cão para cada sete habitantes, e um gato para cada 46 habitantes em São Paulo. Se essa estimativa estiver correta, trata-se de uma população de 1,5 milhão de cães e de 297 mil gatos em 2004.
Na casa da artista visual Andrea Costrakazawa, 34, ela, seu marido e sua única filha, de 10 anos, dividem o espaço com dois cachorros e três gatos. Já a jornalista Mari Maellaro, 37, tem dois filhos e quatro cachorros e pretende aumentar a família canina.
“Cachorro é mais fácil de cuidar do que de filho. Não se tem que pagar escola nem roupa, nem vai para balada e volta tarde.”
Folha de S.Paulo, São Paulo, 4 set. 2005. p. C7.
a) Qual é o fato da notícia?
________________________________________
b) Uma notícia deve responder a um conjunto de questões: “quem”, “o que”, “quando”, “onde”, “como” e “por que” o fato aconteceu. Releia a notícia e localize as respostas sobre o fato noticiado.
Quem:
_____________________________________________________
O que:
_____________________________________________________
Quando:
_____________________________________________________
Onde:
Por quê
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
o fato e falar a quantidade da cria
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás