Faça um breve resumo da obra "Dom Casmurro, ressaltando pontos convergentes com a nossa sociedade atual.
(preciso disso para hoje, me ajuda please - por favor)
Respostas
A história se passa por volta de 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Depois de alguns anos tentando ter um filho, Capitu dera à luz Ezequiel, cujo nome é uma homenagem ao melhor amigo de Bentinho, Ezequiel Escobar, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário.
Bento enxerga no filho a figura do amigo recém-falecido, afogado na praia, e fica convencido de que fora traído pela mulher, o que faz Bento recorrer ao suicídio.
O grande tema dessa obra é a suspeita do adultério nascida dos ciúmes doentios do narrador e protagonista Bento Santiago.
Capitu representa no livro duas categorias sociais marginalizadas no Brasil oitocentista: os pobres e as mulheres. A personagem acabará por “perturbar” a família abastada, ao casar-se com o homem rico.
Um dos propósitos do livro é desmascarar o ser humano, revelando a precariedade e a hipocrisia das relações sociais, também anda possível encontrar nos dias de hoje.
Machado introduz na literatura brasileira o problema das classes e, ainda, de forma inovadora, a questão da mulher. Dom Casmurro coloca no centro de sua temática a menina que não se deixa comandar e, em virtude disso, perturba a ordem vigente naquele ambiente social estreito e conservador.
Não foi tão breve assim mas espero ter ajudado, pode tirar alguma informação que não ache pertinente.