• Matéria: História
  • Autor: macamomarta330
  • Perguntado 4 anos atrás

metodologia da historiografia grega​

Respostas

respondido por: marcoaureliogouveia
0

Resposta:

Foi na antiga Grécia onde nasceu o vocábulo História, que significa investigação. Isto deveu-se a civilização e pensamento grego a formação do espírito de historiador e a consequente construção racional da sabedoria.

Até ao século V aC, a historiografia Grega era cosmogónica e mítica. A história da humanidade estava dividida em cinco idades: Idade de Ouro, Idade de Prata, Idade de Bronze, Idade dos Heróis e Idade de Ferro.

Apesar de estar associada a mitologia religiosa, muitas das vezes politeístas (pela adoração de vários deuses) o mito grego das cinco idades mostra claramente a sua evolução tecnológica, visto que o desenvolvimento da humanidade está intimamente ligado ao uso de metais e a conquista do fogo. O mito das cinco idades constitui uma visão global da história da humanidade, marcada por um acontecimento central que é a conquista do fogo pelos homens, graças a ajuda de Prometeu.

A partir do século V aC, operam-se profundas transformações na sociedade grega, pois a escrita e o saber passam a ser de domínio público, bem como o desenvolvimento das cidades-estado (polis) onde reinava o regime democrático, principalmente em Atenas, o que permitiu que houvesse debates, a argumentação e a liberdade de pensamento. Foi esta democracia que permitiu aos gregos a se entregarem na pesquisa e especulação do mundo. Aliado a isso, existia uma grande prosperidade económica derivada do trabalho dos escravos e do domínio do mar mediterrâneo como principal rota comercial.

Vista em: https://escola.mmo.co.mz/historia/historiografia-grega/#ixzz6sh5S4oLL

Explicação:

Perguntas similares