• Matéria: Administração
  • Autor: josinaldopantoja282
  • Perguntado 4 anos atrás

10-Qual era o papel da mulher na Grécia Antiga?
(pagina 133)​

Respostas

respondido por: bruna38338
0

Resposta:

As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos. Podiam ir as festas religiosas e assistir a peças teatrais.

As respeitáveis mulheres casadas provavelmente utilizassem véus para deixar suas casas, de onde não saíam sozinhas e não podiam falar com ninguém pelo caminho. Fora de casa, aliás, nenhuma atividade era oferecida a uma dama grega de boa família, a não ser que ela fosse pobre e precisasse de um trabalho assalariado. Não havia, portanto, mulheres enfermeiras, atrizes, escribas ou similares, porque tais atividades sequer existiam para as mulheres, que, aliás, nem mesmo eram educadas. Se uma mulher fosse encontrada numa festa, muito provavelmente se tratasse de uma cortesã profissional. Mais do que apenas prostitutas, essas mulheres geralmente eram hábeis no canto, na conversa e na dança. Por outro lado, em casa, as mulheres gregas não apenas lavavam as roupas do marido, mas também as costuravam com suas próprias mãos, possivelmente utilizando as linhas que elas mesmas haviam fiado.

respondido por: JoyMer
0

Resposta:

A posição da mulher na Grécia antiga perpassa pela situação de inferioridade de gênero em relação ao sexo masculino, onde a educação, a cultura, o mito e a religião contribuíram nesse processo, principalmente nas cidades-estados de Esparta e Atenas, onde a historiografia tradicional tem mostrado que a experiência feminina em relação ao seu papel na sociedade grega antiga se definiu apenas na questão de reclusão sem participação política de uma mulher abstrata, estática e sem vida. Assim podemos perceber que a bibliografia das mulheres como tema principal, é bastante rica no sentido de mostrar que não existe um tipo, mas representações variadas de mulheres em cada espaço-tempo, muitas vezes essas diversas representações se articulam, apontando uma identidade feminina contraditória, complexa e dinâmica às necessidades dessa classe social patriarca. Os procedimentos metodológicos configuram-se a partir de pesquisa bibliográfica documental.

Perguntas similares