Prezado (a) aluno (a),
Estamos iniciando a nossa atividade do fórum. Nele discutiremos a respeito de conceitos fundamentais a respeito do sistema nervoso. Vamos lá?!
Pedro, 23 anos, estava com amigos em um parque de exposições em sua cidade quando resolveu brincar em um touro mecânico. Como conseguiu dominar muito rapidamente o aparelho, Pedro resolveu fazer uma aposta com seus colegas. Caso ele se mantivesse por mais de 30 segundos sobre o touro mecânico, em velocidade máxima, seus amigos teriam que pagar um jantar para ele, com direito à escolha do local e, também da sobremesa. Seus amigos, muito empolgados e com a certeza de que Pedro não suportaria tanto tempo sobre o aparelho, resolveram concordar com a aposta. Porém, poucos segundos em cima do touro mecânico, Pedro se sentiu mal e foi arremessado do aparelho. Ao cair, bateu a cabeça em um suporte lateral da arena. Como permaneceu desacordado, rapidamente, o socorro especializado do local foi acionado, prestaram os primeiros socorros e o encaminharam para o hospital. Após alguns exames, foi diagnosticada a presença de um coágulo em um dos lobos cerebrais de Pedro. Segundo a equipe médica, Pedro apresentaria algumas manifestações clínicas devido à presença do coágulo comprimindo a região cerebral afetada.
Supondo que pudéssemos ter 4 situações diferentes (listadas abaixo), escolha uma delas e, com base nas manifestações apresentadas por Pedro, indique o lobo acometido pela presença do coágulo. Justifique sua escolha. Caso o lobo escolhido apresente outras funções, lembre-se de comentá-las em sua resposta.
Situação 1: Pedro apresenta atividade motora e verbal mais lenta, além de ter se tornado mais agressivo e impaciente.
Situação 2: Pedro não consegue enxergar, mesmo sem qualquer alteração morfológica ou funcional em seus olhos.
Situação 3: Pedro perdeu temporariamente a capacidade de ouvir e de reconhecer as pessoas.
Situação 4: Pedro não consegue reconhecer as diferentes partes do seu corpo, não sente quando alguém toca a sua pele e se está com frio ou calor.
**Não esqueça: Posicione-se no fórum individualmente escrevendo um texto de 5 a 10 linhas, apresentando sua resposta.
Aguardo sua participação!
Profa. Cristiane
Respostas
Resposta:Situação 3: Pedro perdeu temporariamente a capacidade de ouvir e reconhecer as pessoas. Nesse caso, acho que há uma lesão no lobo temporal, cujas funções básicas são a percepção auditiva, o componente receptivo da linguagem, a memória declarativa e visual e a emoção. Possivelmente Pedro foi ferido e a integridade dos sentidos básicos do lobo foi preservada, porém, o comportamento perceptivo mudou. Então, do meu ponto de vista, posso dizer que Pedro influenciou a agnosia, enfatizando que não é uma mudança exclusiva na sensação, nem uma mudança exclusiva na capacidade central de perceber objetos externos, mas sim um meio-termo entre sensação e percepção Mudança . Em alguns casos há perda de intensidade sensorial e extensibilidade, a sensação básica permanece a mesma, enquanto em outros casos há completude e extensibilidade mas a capacidade de reconhecer objetos é perdida, como foi o caso de Pedro.