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Em sua opinião o que significa ser um cidadão livre?
Respostas
Resposta:
MINHA RESPOSTA :para mim, é ser uma pessoa com total liberdade, ir para onde quiser sem ser parado, comer o quanto quiser, ter sua própria opinião.
Explicação:
RESPOSTA DO GOOGLE: Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão. É a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.
É um conceito utópico e questionável tendo em vista a miríade de fatores condicionantes. Diversos filósofos dissertaram a respeito da liberdade, tais como Sartre, Kant, Descartes, Marx e Hegel. A liberdade de expressão que é garantia dada a cada indivíduo para expressar seus pensamentos, opiniões e crenças sem ser censurado, sem ser ameaçado.
A filosofia de Hegel tem como princípios fundamentais os conceitos de liberdade e razão. No desenvolvimento de seu pensamento, Hegel reconheceu que a verdadeira liberdade não pode ser imposta, mas efetivada, a partir de uma concepção ontológica fundada na realização da ideia que é o espírito.
Entre nós, a liberdade é algo recente e ressentido, pois por vezes, uma mera pergunta de um jornalista é respondida agressivamente prometendo retaliações físicas além de morais.
Entre os brasileiros, até os humoristas são rechaçados simplesmente por exercerem seu ofício diante da prolífera pauta que o governo atual como um todo oferece cotidianamente. Vivenciamos uma liberdade sofista[2] e precisamos ainda solidificar a formação do Estado Democrático e, por fim a censura, aos totalitarismos de autoridades e, a falta de respeito à dignidade humana. Descartes ensinou que age com maior liberdade aquele que melhor compreende as alternativas que precedem a escolha.
Assim, a inexistência de acesso à informação configura-se como um cerceamento de liberdade. Spinoza afirmou que a liberdade possui um elemento de identificação com a natureza do ser. Ser livre significa agir conforme sua natureza.
Diretamente associada à noção de liberdade há a de responsabilidade, uma vez que o ato de ser livre implica necessariamente em assumir os reflexos de nosso agir. Para Kant, a liberdade relaciona-se com a autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. E, só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e, não apenas pela própria vontade da pessoa.
Pois sua tese afirma que a liberdade é absoluta, ou então, não existe. E, assim, renega todo determinismo e mesmo qualquer forma de condicionamento. O homem só não é livre para não ser livre, pois está condenado a fazer escolhas, e a responsabilidade de suas escolhas é tão opressiva que surgem escapatórias através das atitudes e paradigmas de má-fé[3], onde o homem aliena-se de sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de condutas e ideologias que o isentem da responsabilidade sobre as próprias decisões.
E, na sociedade capitalista há apenas a liberdade socialmente que é a de escolher qual mercadoria consumir, o que impede dos indivíduos sejam livres na sua vida cotidiana.
[1] Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em português do francês) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização. O slogan é citado na Constituição francesa de 1946 e 1958. Durante a ocupação alemã na França durante a II Guerra Mundial o lema foi substituído na área do governo de Vichy com a frase Travail, famille, patrie (trabalho, família e pátria) para evitar possíveis interpretações subversivas e desordenadas.
[2] Segundo Protágoras chegou a cunhar a famosa frase: O homem é a medida de todas as coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.
[3] O comediógrafo Aristófanes (455-385 a.C.), procurou mostrar a corrupção dos sofistas que, para ele, ensinavam o uso da palavra com a finalidade de manipulá-la, degradando valores éticos e morais da sociedade. Em sua peça As Nuvens (423 a.C.) critica a nova educação da pólis enfatizando a satisfação dos imediatismos pelos interesses pessoais dos seus interlocutores o que acabava por formar cidadãos propensos a contrariar as leis e a justiça.
[4] A atual crise econômica, que se manifesta intensamente nos Estados Unidos e na Europa e faz com que somas gigantescas, na casa dos trilhões de dólares, sejam direcionadas pelos governos para “salvar” instituições financeiras envolvidas numa verdadeira orgia especulativa, está provocando um abalo significativo no neoliberalismo e no pensamento único.