Respostas
Resposta:
quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Explicação:
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre
Planícies-São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
Resposta:
Planalto, planicie, depressão
Explicação:
Os planaltos são superfícies elevadas e relativamente planas, com encostas íngremes e bem delimitadas. Nesse tipo de relevo há a predominância da erosão e sua localização varia de 300 a 2000 metros acima do nível do mar. Os principais tipos de planaltos são: 1. Sedimentares: formados por rochas sedimentares; 2. Cristalinos: formados por rochas metamórficas e magmáticas originadas do desgaste de montanhas; 3. Basálticos: formados por rochas provenientes de erupções vulcânicas.
A planície caracteriza-se por ser uma superfície plana, pouco acidentada e de baixa altitude. O processo de formação das planícies é a sedimentação, pelo acúmulo de sedimentos geralmente provenientes das regiões mais altas, onde é maior a erosão. Trata-se de uma forma de relevo em construção. Normalmente, as planícies situam-se nas proximidades de montanhas e planaltos.
Uma depressão geográfica caracteriza-se como uma superfície mais baixa em relação às regiões vizinhas, com predominância da erosão. Esse tipo de relevo pode estar situado próximo de montanhas, planaltos e planícies. As depressões podem ser de dois tipos: 1. Depressão Absoluta: localiza-se baixo do nível do mar. 2. Depressão Relativa: localiza-se acima do nível do mar. Exemplos de depressões: 1. Depressão Cuiabana, localizada na região central do Brasil; 2. Mar Cáspio, localizado entre a Europa.