Leia o texto abaixo.
O escritor mais famoso de Itabira, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, Carlos Drummond de Andrade, disse certa vez que não era o maior poeta brasileiro vivo. Havia Manoel Wenceslau Leite de Barros. Ou melhor, Manoel de Barros, autor de linhas e rimas cheias de profundidade sobre simplicidades do dia a dia e as sutilezas das coisas “desimportantes”.
Barros nasceu em Cuiabá, no dia 19 de dezembro de 1916. [...] Ao terminar a escola, foi para o Rio de Janeiro onde se formou em Direito. Depois do casamento com Stella, voltou para o Pantanal e assumiu uma fazenda de gado recebida como herança. [...] Cronologicamente, o poeta pertence à terceira geração modernista, de 1945, assim como João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e João Guimarães Rosa (1908-1967). Os autores dessa fase ficaram conhecidos pelo apuro com as letras e menor apego a padrões estéticos.
Com o tempo, o escritor conquistou notoriedade no meio literário. Foi vencedor do Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras “O guardador de águas” (1989) e “O fazedor de amanhecer” (2001). Seus leitores não são apenas brasileiros. Os livros do poeta foram traduzidos e publicados na França, nos Estados Unidos, na Espanha e em Portugal. Em 2008, sua trajetória e as peculiaridades dos seus poemas foram tema do documentário “Só dez por cento é mentira”, de Pedro Cezar.
CAMILO, Camila. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015. Fragmento. (P120934H6_SUP)
Nesse texto, no 1° parágrafo, o uso do prefixo “des” na palavra “‘desimportantes’”
a - aponta a repetição de uma ação.
b - indica a negação de uma característica.
c- marca um duplo significado.
d- reforça um sentimento do eu lírico.
e- sugere uma atitude irônica.
Respostas
respondido por:
27
Resposta:
Indica a negação de uma característica: alternativa B
Explicação:
respondido por:
12
Resposta:
A alternativa correta é a (B)
Explicação:
*indica a negação de uma característica.*
Pq indica uma negacão no texto.
Espero ter ajudado ✌
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás