• Matéria: Filosofia
  • Autor: Rosicleid9652
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma dos grandes desafios da sociedade e dos ambientes de trabalho é garantir um agir ético. Contudo, a ética é um tema muito citado, mas pouco compreendido conceitualmente. A partir dos estudos feitos, explique o conceito de ética e o conceito de moral destacando a diferença entre os dois e argumentando o que significa uma conduta ética.

Respostas

respondido por: deboraelucas2006
0
O comportamento social, os valores morais, a conduta individual e a reação perante o desconhecido são manifestações humanas que dependem em larga medida do contexto sociocultural, onde o indivíduo se insere e que este mantém como referência. O conceito de cultura está associado a este contexto sociocultual.

As teorias atuais sobre o desenvolvimento moral dos indivíduos têm o seu fundamento nos trabalhos exploratórios de Jean Piaget sobre os processos de avaliação moral desenvolvidos pelas crianças. Piaget acrescentou um determinante cognitivo ao conceito de moralidade que, até então, era explicado com recurso exclusivo a determinantes ambientais (Piaget, 1932). Em 1969, o psicólogo Lawrence Kohlberg, baseado nas experiências e nos escritos de Piaget, formulou a teoria do desenvolvimento moral cognitivo (cognitive moral development), estudando especialmente a dimensão cognitiva do julgamento moral e a forma como este influencia o comportamento humano. Esta teoria tornou-se a base da pesquisa científica no campo do pensamento moral.

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
A ética, como expressão única do pensamento correto conduz à idéia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio.
Perguntas similares