• Matéria: ENEM
  • Autor: infratim5844
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o trecho da peça teatral de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida. CHICÓ: Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro para o senhor benzer. PADRE: Para eu benzer? CHICÓ: Sim. PADRE: (com desprezo) Um cachorro? CHICÓ: Sim. PADRE: Que maluquice! Que besteira! JOÃO GRILO: Cansei de dizer a ele que o senhor não benzia. PADRE: Não benzo de jeito nenhum. [...] PADRE: E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é Antônio Morais? JOÃO GRILO: É. Eu não queria falar, com medo de que o senhor se zangasse. PADRE: (desfazendo-se em risos) Zangar nada, João! Falei por falar, mas também vocês não tinham dito de quem era o cachorro! JOÃO GRILO: Quer dizer que benze, não é? PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. [...] 1. De acordo com o trecho lido, o padre se recusa a benzer um cachorro que Chicó lhe trouxe. Qual é o fato que faz com que o padre mude de ideia? * 1 ponto a) O fato de o cachorro pertencer ao Chicó e a João Grilo, pois os dois não são boas pessoas e querem enganar o padre. b) O fato de o cachorro não precisar ser benzido, pois é apenas uma animal que não tem religião e isso vai contra a crença do padre. c) O fato de o cachorro pertencer a Antônio Morais, um coronel importante na cidade e que contribui muito para a igreja. d) O fato de o cachorro ser desprezado pelo padre e mesmo assim ser uma criatura de Deus, por isso o padre muda de ideia.

Respostas

respondido por: marciovin1
6

Resposta:

1) c) O fato de o cachorro pertencer a Antônio Morais, um coronel importante na cidade e que contribui muito para a igreja.

 

Explicação:

2) b) Indica o modo como o ator deve encenar esse trecho da peça ao dizer essa fala. São as rubricas, muito comum nos textos dramáticos.

Perguntas similares