supondo que a tendência de crescimento desse número, a partir da década de 1960, se mantenha pelas próximas décadas, conclui-se que a população brasileira, no início de 2020, foi de, aproximadamente, a
Respostas
Resposta:
Se considerarmos o gráfico da transição demográfica, podemos incluir o Brasil na fase 03, pois, atualmente, o crescimento demográfico do país é bastante reduzido graças aos baixos índices de natalidade e mortalidade atualmente registrados.
Alternativa correta: letra D
Resposta - Questão 2
A redução do crescimento populacional brasileiro está associada à diminuição severa das taxas de natalidade no país, mantidas em patamares semelhantes aos das taxas de mortalidade, que também se encontram relativamente baixas. Essa relação entre esses dois dados deflagra a redução do crescimento vegetativo ou natural da população brasileira, haja vista que as migrações internacionais não interferem substancialmente nas alterações do número de habitantes no Brasil.
Alternativa correta: letra B
Resposta - Questão 3
Entre as causas para a redução do crescimento demográfico, podemos elencar alguns fatores, tais como: a urbanização do país, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a difusão de métodos contraceptivos, a melhoria de renda da população, entre outros.
Já entre as consequências desse processo, citam-se: a inversão gradativa da pirâmide etária, revelando o envelhecimento populacional, a redução do número de habitantes, a diminuição proporcional da PEA, entre outros.
Alternativa correta: letra A
Resposta - Questão 4
a) Falso – A taxa de crescimento da população brasileira diminui a cada ano ao longo das últimas décadas.
b) Verdadeiro – Embora o número de habitantes tenha dobrado, registra-se uma queda no crescimento populacional nos últimos anos, o que está relacionado com a queda da natalidade em função da diminuição da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher).
c) Falso – O crescimento vegetativo não envolve o saldo migratório, mas o crescimento natural da população.
d) Falso – As taxas de fecundidade no Brasil diminuíram durante o período citado.
e) Falso – O saldo migratório não representa, no caso do Brasil dos séculos XX e XXI, um fator de peso no crescimento demográfico.