1. Leia o texto e analise as seguintes asserções.
[...] a língua não pode ser vista tão simplesmente como uma questão, apenas, de certo e errado, ou como um conjunto de palavras que pertencem a determinada classe e que se juntam para formar frases, à volta de um sujeito e de um predicado.
A língua é muito mais que isso tudo. É parte de nós mesmos, de nossa identidade cultural, histórica, social. É por meio dela que nos socializamos, que interagimos, que desenvolvemos nosso sentimento de pertencimento a um grupo, a uma comunidade. É a língua que nos faz sentir pertencendo a um espaço. É ela que confirma nossa declaração: Eu sou daqui. Falar, escutar, ler, escrever reafirma, cada vez, nossa condição de gente, de pessoa histórica, situada em um tempo e espaço. Além disso, a língua mexe com valores. Mobiliza crenças. Institui e reforça poderes.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
A compreensão sobre a língua extrapola estudos centrados em definições, classificações e exercícios gramaticais.
A língua é a maneira particular como a linguagem verbal se realiza nas interações de um grupo social específico.
A língua é um sistema de signos verbais homogêneos, regido por normas fixas e imutáveis.
O conhecimento gramatical por si só preenche as necessidades interacionais de quem fala, escuta, lê e escreve.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA LETRA C ( sentenças I e II estão corretas)
Explicação:
A sentença I está correta porque a língua é um fenômeno social, amplo e dinâmico. Por isso, o entendimento sobre a língua extrapola estudos centrados na gramática. A sentença II também está correta ao afirmar que é por meio da língua, de um código verbal preestabelecido socialmente, que um grupo de pessoas interage. A sentença III é falsa, já que a língua é um fenômeno naturalmente variável, heterogêneo e mutável. A última sentença é falsa porque falar, escutar, ler, escrever são atividades que envolvem a ativação de vários conhecimentos, repertório de informações, adequação ao contexto, capacidade de interpretação e de argumentação, etc. Portanto, o conhecimento gramatical por si só não basta para preencher as necessidades dos usuários da língua nos diversos contextos comunicativos.