3)Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões.Em uma casa mora uma família de 5 pessoas, são eles: o pai, a mãe, os dois filhos e a avó materna. A avó materna já está aposentada. O pai e a mãe trabalham e ganham um salário mínimo cada um. Os dois filhos têm 14 e 15 anos de idade, estão apenas frequentando a escola no período da manhã e à tarde ajudam nas tarefas de casa. As despesas desse lar são basicamente as contas de água, luz, gás, aluguel do imóvel, internet, alimentação e remédios para a avó que está acamada. Porém, durante os meses, alguns imprevistos também acontecem, como conserto da calha da casa, conserto do carro, compra de roupas, entre outros.Questão 1 Considerando o texto apresentado, identificamos as pessoas que residem em uma casa e quais são suas tarefas e como é um pouco da rotina dos moradores. Para que eles consigam arcar com os seus custos de vida, tendo desejos e necessidades de todos atendidos, é importante que haja um controle das finanças do lar, e isso pode ser feito a partir do planejamento orçamentário.Pessoas mais organizadas inevitavelmente erram menos em suas escolhas, e o planejamento financeiro familiar não será eficiente, se não houver um controle do orçamento do lar (CERBASI, 2015).CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.Escolha a alternativa correta que informa como iniciar um planejamento orçamentário:
Identificando despesas e receitas.
Pagando as contas e guardando os boletos.
Perguntando para um contador.
Reduzindo gastos para ver se sobra dinheiro no fim do mês
Respostas
Resposta:
Identificando despesas e receitas.
Explicação:
A a alternativa correta que informa como iniciar um planejamento orçamentário é esta: "Identificando despesas e receitas." Por esse motivo, o item A é a opção correta.
A primeira atitude, ao iniciar um planejamento financeiro pessoal, é identificar a origem e o destino dos recursos, que são representados, respectivamente, pelas receitas e pelas despesas pessoais/familiares. Apenas após esse primeiro momento, será possível realizar mais ações, como perceber se as despesas cabem no orçamento, tentar viver uma vida mais simples, por cortar os gastos mensais fixos e destinar uma parte da receita para a construção de uma reserva de emergência.
O item B faz parte da identificação das despesas, mas está incompleto, pois não se refere às despesas. A alternativa C, por sua vez, é possível, mas não é a mais adequada, visto que isso implicaria mais gastos. Além disso, a própria família conhece melhor suas necessidades e dificuldades que uma pessoa externa, como um contador. O item D finaliza colocando algo quase impossível. Se deixarmos para ver o que sobra, para então reservarmos um valor para guardar, a tendência é que tal reserva não seja feita. O valor destinado aos investimentos precisa estar incluído no orçamento como se fosse um boleto qualquer.
LINK:https://brainly.com.br/tarefa/21680892
BONS ESTUDOS!