O mundo se abriu para o novo milênio dominado por certezas que hoje se desmancham sob a ação demolidora da crise financeira. A ideologia neoliberal, quase sem resistências, tentou demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências da economia e das sociedades. Afirmavam que as questões essenciais relativas às formas de convivência e à "eficiência" do regime de produção estavam resolvidas: a regulação da sociedade pelo mercado é a conquista definitiva e insuperável da humanidade. Não há mais razão, diziam, para se colocar em discussão questões anacrônicas, tais como a reprodução das desigualdades ou as tendências dos mercados a sair dos trilhos, frequentemente destrambelhados pelos excessos nascidos de suas engrenagens.


Com base no conceito neoliberalismo em economia, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. O neoliberalismo se fundamenta na utilização de políticas sociais ativas que procurem diminuir as desigualdades entre os indivíduos, pregando o aumento dos gastos públicos.



PORQUE



II. A privatização deve ser evitada, para que as empresas públicas acomodem uma parcela da população que estaria desempregada.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. Incorreto

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Um determinado pensador econômico teorizou uma “mão invisível” que conduziria o mercado ao preço e quantidade ideais, ou seja, na visão desse pensador, se os mercados funcionarem livremente (sem a intervenção governamental) seria melhor para todo mundo, pois o egoísmo dos agentes acabaria ajudando a economia a ser mais eficiente e justa, maximizando o bem-estar geral.

Assinale a alternativa correta que apresenta o pensador econômico relacionado a esta teoria.

Escolha uma:
a.
David Ricardo.

b.
Adam Smith. Correto

c.
John Maynard Keynes.

d.
Thomas Malthus.

e.
Karl Marx.

Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
(...) O senhor lança agora um novo livro a respeito da obra do economista britânico John Maynard Keynes. O que procura mostrar de novo?
Esse livro é resultado de um trabalho meu de 30 anos. E é um ensaio, no qual procurei abordar Keynes como homem de ação e intelectual – e não resumi-lo apenas a um economista. Ele era um humanista e dizia que a humanidade vai melhorar muito quando a economia passar para o banco de trás da história. Keynes nasceu no momento que a economia mundial estava passando por uma grande transformação e a Inglaterra perdendo sua hegemonia industrial para Estados Unidos e Alemanha. Isso teve uma importância muito grande na forma como ele passou a ver as questões sociais e econômicas. Tem um trecho no meu livro em que cito uma fala de Keynes dizendo que o liberalismo precisa se transformar e acompanhar as mudanças da sociedade. Eu coloco a obra econômica dele iluminada a partir desse ângulo, dessa relação com a sua sociedade e como isso vai transformando sua visão sobre as outras coisas.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta uma característica do pensamento keynisiano.

Escolha uma:
a.
No keynesianismo, caso as empresas privadas não intervenham, o desemprego involuntário pode se estender por longos períodos, pois é resultado da intervenção estatal.

b.
Para os keynesianos, não há necessidade da intervenção governamental, pois o mercado se auto-regula. Incorreto

c.
Keynes demonstrou a existência do desemprego involuntário na economia, dizendo que a ampliação do gasto governamental iria colaborar para a redução desse desemprego.

d.
Para os keynesianos, a geração de emprego e renda depende de iniciativas privadas.

e.
Para o keynesianismo, o mercado assume a responsabilidade de reduzir as desigualdades e criar as infraestruturas necessárias a uma vida digna para a maioria da população.

disciplina: Economia para Negócios

por favor me ajudar.

Respostas

respondido por: eshyleyv9
31

Resposta:

1 - Resposta: b ) As asserções I e II são proposições falsas.

2 - Resposta: b ) Adam Smith.

3 - Resposta: c ) Keynes demonstrou a existência do desemprego involuntário na economia, dizendo que a ampliação do gasto governamental iria colaborar para a redução desse desemprego.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.


guiapolo: BAGAÇOU, CORRETAS!
Perguntas similares