• Matéria: Informática
  • Autor: weslleywill1995
  • Perguntado 4 anos atrás

URI Online Judge | 2473
Loteria

Flavinho sabe que a chance de ganhar na loteria é bem pequena. Ele gosta muito de estudar probabilidade! Mas, justamente por entender de probabilidades, Flavinho segue o ditado, “quem não arrisca, não petisca!”, e faz um jogo toda semana.

Na loteria preferida dele, o jogador aposta seis números entre 1 e 99. No sorteio, também são escolhidos seis números ganhadores entre 1 e 99. Quem acerta 3, 4, 5 ou 6 números ganha como prêmio, respectivamente, um “terno”, uma “quadra”, uma “quina” ou uma “sena”.

Nesta tarefa, você deve escrever um programa que diga qual foi o prêmio que Flavinho ganhou, dados os seis números que ele apostou e os seis números que foram sorteados.

Entrada
A entrada consiste de duas linhas apenas. Na primeira linha são dados seis números inteiros distintos entre 1 e 99,
representando a aposta do Flavinho. A segunda linha contém os seis números inteiros distintos sorteados.

Saída
Seu programa deve imprimir uma linha contendo uma palavra: “terno”, “quadra”, “quina” ou “sena”; caso Flavinho
tenha acertado, respectivamente, 3, 4, 5, ou 6 números. Caso ele tenha acertado menos do que 3 números,
imprima a palavra “azar”.

Exemplos de Entrada Exemplos de Saída
34 55 77 12 23 99 terno
5 3 77 55 42 34

22 41 9 71 88 4 sena
41 9 88 71 4 22

25 51 53 17 19 87 azar
23 33 1 2 81 92


weslleywill1995: codigo python
weslleywill1995: # se a1 == s1 ou a1 == s2 ou a1 == s3 ou a1 == s4 ou a1 == s5 ou a1 == s6
if a1 == s1 or a1 == s2 or a1 == s3 or\
a1 == s4 or a1 == s5 or a1 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
onde errei?

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

# -*- coding: utf-8 -*-

"""

Problema 2473 - Loteria

Flavinho sabe que a chance de ganhar na loteria é bem pequena. Ele gosta muito de estudar probabilidade! Mas, justamente por entender de probabilidades, Flavinho segue o ditado, “quem não arrisca, não petisca!”, e faz um jogo toda semana.

Na loteria preferida dele, o jogador aposta seis números entre 1 e 99. No sorteio, também são escolhidos seis números ganhadores entre 1 e 99. Quem acerta 3, 4, 5 ou 6 números ganha como prêmio, respectivamente, um “terno”, uma “quadra”, uma “quina” ou uma “sena”.

Nesta tarefa, você deve escrever um programa que diga qual foi o prêmio que Flavinho ganhou, dados os seis números que ele apostou e os seis números que foram sorteados.

Entrada

A entrada consiste de duas linhas apenas. Na primeira linha são dados seis números inteiros distintos entre 1 e 99,

representando a aposta do Flavinho. A segunda linha contém os seis números inteiros distintos sorteados.

Saída

Seu programa deve imprimir uma linha contendo uma palavra: “terno”, “quadra”, “quina” ou “sena”; caso Flavinho

tenha acertado, respectivamente, 3, 4, 5, ou 6 números. Caso ele tenha acertado menos do que 3 números,

imprima a palavra “azar”.

Exemplos de Entrada      Exemplos de Saída

34 55 77 12 23 99        terno

5 3 77 55 42 34

22 41 9 71 88 4          sena

41 9 88 71 4 22

25 51 53 17 19 87        azar

23 33 1 2 81 92

"""

"""

  Ler os 6 números apostados e os 6 números sortearos.

  Contabilizar a quantidade de números acertados.

  De acordo com a quantidade de números acertados será

  mostrada uma mensagem:

  6 acertos: "sena"

  5 acertos: "quina"

  4 acertos: "quadra"

  3 acertos: "terno"

  0, 1 ou 2 acertos: "azar"

"""

# Ler os 6 números apostados e colocá-los nas

# variáveis a1, a2, a3, a4, a5 e a6

a1s, a2s, a3s, a4s, a5s, a6s = input().split()

a1 = int(a1s)

a1 = int(a2s)

a1 = int(a3s)

a1 = int(a4s)

a1 = int(a5s)

a1 = int(a6s)

# Ler os 6 números sorteados e colocá-los nas

# variáveis s1, s2, s3, s4, s5 e s6

s1s, s2s, s3s, s4s, s5s, s6s = input().split()

s1 = int(s1s)

s1 = int(s2s)

s1 = int(s3s)

s1 = int(s4s)

s1 = int(s5s)

s1 = int(s6s)

# acertos = 0

acertos = 0

# se a1 == s1 ou a1 == s2 ou a1 == s3 ou a1 == s4 ou a1 == s5 ou a1 == s6

if a1 == s1 or a1 == s2 or a1 == s3 or \

   a1 == s4 or a1 == s5 or a1 == s6:

    acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1

# se a2 == s1 ou a2 == s2 ou a2 == s3 ou a2 == s4 ou a2 == s5 ou a2 == s6

if a2 == s1 or a2 == s2 or a2 == s3 or \

   a2 == s4 or a2 == s5 or a2 == s6:

       acertos = acertos + 1  # então acertos = acertos + 1

# se a3 == s1 ou a3 == s2 ou a3 == s3 ou a3 == s4 ou a3 == s5 ou a3 == s6

if a3 == s1 or a3 == s2 or a3 == s3 or\

  a3 == s4 or a3 == s5 or a3 == s6:

  acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1

# se a4 == s1 ou a4 == s2 ou a4 == s3 ou a4 == s4 ou a4 == s5 ou a4 == s6

if a4 == s1 or a4 == s2 or a4 == s3 or\

  a4 == s4 or a4 == s5 or a4 == s6:

  acertos = acertos + 1   # então acertos = acertos + 1

# se a5 == s1 ou a5 == s2 ou a5 == s3 ou a5 == s4 ou a5 == s5 ou a5 == s6

if a5 == s1 or a5 == s2 or a5 == s3 or\

  a5 == s4 or a5 == s5 or a5 == s6:

  acertos = acertos + 1  # então acertos = acertos + 1

# se a6 == s1 ou a6 == s2 ou a6 == s3 ou a6 == s4 ou a6 == s5 ou a6 == s6

if a6 == s1 or a6 == s2 or a6 == s3 or\

  a6 == s4 or a6 == s5 or a6 == s6:

  acertos = acertos + 1  # então acertos = acertos + 1    

# se acertos == 6

if acertos == 6:

   # então Mostrar "sena"

   print("sena")  

# senão se acertos == 5

elif acertos == 5:

   # então Mostrar "quina"

   print("quina")

# senão se acertos == 4

elif acertos == 4:

   # então Mostrar "quadra"

   print("quadra")

# senão se acertos == 3

elif acertos == 3:

   # então Mostrar "terno"

   print("terno")

# senão

else:

   # então Mostrar "azar"

   print("azar")


Anônimo: onde tá errado?
Perguntas similares