• Matéria: História
  • Autor: efranciscogocalves
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o excerto a seguir:

"Não entraremos no Fla-Flu teológico sobre idolatrias e venerações. (...). Partimos do pressuposto de que milhões de seres humanos acreditam em santos, em particular no Brasil. Essa crença existe e conforta muita gente. Esta crença produz história e fatos concretos".
Karnal, Leandro; Luiz Estevan de Oliveira Fernandes. Santos Fortes: raízes do sagrado no Brasil. Anfieatro, 2017. 216p.


Com base nas informações contidas no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Os autores estão frisando a importância dos historiadores compreenderem doutrinas e práticas religiosas e seus efeitos no fazer histórico. Se pensarmos em questões teóricas, podemos afirmar que os mesmos, via o excerto, se fazem alinhados com a necessidade metodológica dos historiadores, especialmente os que lidam com o Sagrado, controlarem suas subjetividades quando da análise sobre os fenômenos religiosos.
PORQUE
Karnal e Fernandes também afirmam um princípio metodológico essencial à produção historiográfica - a emissão de juízos de valor por parte dos historiadores. Há nesse breve excerto, uma defesa em favor da necessidade do pesquisador– aquele que lida com campo das religiões - qualificar as religiões em certas e errôneas​.

Acerca dessas asserções, considere a opção correta.

Respostas

respondido por: jhonatanfagundes
8

Resposta:

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.

Explicação:

Este trecho da resposta II : "Há nesse breve excerto, uma defesa em favor da necessidade do pesquisador– aquele que lida com campo das religiões - qualificar as religiões em certas e errôneas​." É FALSO.

respondido por: camilapgandrade
4

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.

Explicação:

Perguntas similares