• Matéria: Biologia
  • Autor: milenanascimento422
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudem pfv :)

1. Qual a função dos carboidratos?

2. Qual o nome do carboidrato utilizado na respiração celular?

3. Cita 2 órgãos do nosso corpo onde o glicogênio fica armazenado.

4. Cite 5 fontes de alimentos onde encontramos carboidratos.

5. Cita o nome de 3 monossacarídeos conhecidos.

6. Cita o nome de 3 dissacarídeos conhecidos.

7. Cite um polissacarídeo de reserva de origem:
a) Animal:
b) Vegetal:

8. Qual polissacarídeo constitui uma parede celular dos vegetais?

9. Qual polissacarídeo constitui o exoesqueleto dos insetos?


10. As gorduras ou lipídios são nossa 2ª fonte de energia (reserva energética) do corpo. Cite mais 4 funções dos lipídios.


11. Cite 5 fontes nutricionais onde encontramos os lipídios.


12. Cite 5 exemplos de proteínas que surgiram o nosso corpo.


13. Explique a relação entre a febre alta e a desnaturação das proteínas (enzimas)?


14. Como adquirimos aminoácidos essenciais para a produção de proteínas?​

Respostas

respondido por: jessicascaroline15
1

Resposta:

1 - Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. ... Os carboidratos podem ainda ser classificados como simples e complexos.

2- glicose

3-principal órgão de armazenamento concentrado de glicogênio é o fígado. ... Em nosso organismo existem substâncias essenciais para o funcionamento das células. Exemplo dessas substâncias é a glicose, um glicídio monossacarídeo que é fundamental para a produção de energia metabolizada em todas as células

4- Arroz. O arroz é a base da alimentação de muitos povos, incluindo o brasileiro. ...

Pães e massas. Os pães e as massas feitos com farinha de trigo são uma excelente fonte de carboidratos. ...

Batata inglesa

A batata participa de diversas receitas do nosso dia a dia. Ela é um tubérculo riquíssimo em carboidratos e outros nutrientes, como vitaminas C e do complexo B, cálcio, ferro e fósforo. A porção de 100 gramas cozida fornece quase 12 gramas de carboidratos simples. Mas a variedade inglesa não é a única. Olha só o que vem aí.

Milho

O milho também é um cereal muito consumido, tanto na forma seca — em farinhas e canjicas — quanto verde. O milho-verde cozido tem 17 gramas de carboidratos por porção e 4,6 gramas de fibras. Bastante, né? Por isso, ele é fonte de carboidratos complexos. Mas seus benefícios não param por aí! Ele tem vitamina E, B3, ácido fólico e potássio.

Aveia

A aveia é um cereal muito usado no café da manhã. Afinal, um mingau ou uma vitamina feitos com ela são irresistíveis. A porção de 30 gramas conta com 19 gramas de carboidratos, além de 3,2 gramas de fibras – inclusive com propriedades que podem reduzir o colesterol (comida = melhor remédio!).

Mandioca

Também conhecida como aipim ou macaxeira, a mandioca é uma raiz muito consumida no Brasil inteiro. Ela é considerada um carboidrato complexo — cerca de 30 gramas de carboidratos por porção de 100 gramas cozida —, e traz muitos outros nutrientes, como potássio, vitamina C e folato (conhecido também como vitamina B9 ou ácido fólico).

Inhame

Uma sopinha de inhame sempre reconforta e melhora os ânimos de quem tá gripado, né? Isso não é à toa. Por ser um carboidrato complexo (23 gramas por porção), o vegetal dá mais energia. Ainda tem vitaminas A, C e do complexo B, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Delicioso e nutritivo!

5- , há trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e assim por diante. Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.

6- Exemplos de dissacarídeos

Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose. Ao serem consumidos, o organismo quebra a ligação glicosídica dos dissacarídeos e libera seus monômeros, que são absorvidos e utilizados como fonte de energia.

7-  amido e o glicogênio são dois conhecidos polissacarídeos de reserva energética, sendo o primeiro de origem vegetal e o segundo de origem animal

8-parede celular é formada basicamente por celulose, um exemplo de polissacarídeo. A celulose, no entanto, não é o único componente, sendo encontrados também proteínas, lipídios, enzimas, sílica, entre outras substâncias.

9-exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina. Nos crustáceos, além da presença de quitina, ocorre a impregnação de carbonato de cálcio (CaCO3).

10- Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

11-Abacate. Abacate. O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e ômega 3. ...

Azeite de oliva. Azeite de oliva. ...

Carne bovina. Carne bovina. ...

Castanha-do-Brasil. Castanha-do-Brasil. ...

Chocolate amargo. Chocolate amargo. ...

Coco. Coco. ...

Linhaça. Linhaça. ...

Manteiga. Manteiga

12-Dentre as principais proteínas conhecidas, podemos citar a hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio nas hemácias, e a queratina, que está presente em nossas unhas e cabelos. As proteínas são formadas por moléculas chamadas de aminoácidos, que ficam ligadas por ligações conhecidas por polipeptídicas

13-Temperaturas acima de quarenta graus podem levar a inatividade de algumas enzimas, causando danos irreversíveis ao nosso corpo. Algumas proteínas globulares desnaturadas conseguem voltar à sua estrutura terciária natural, quando expostas às condições nativas para sua atividade. É o processo de renaturação.

14- Alimentos de origem vegetal

Ela explica que o grão-de-bico, a soja, alguns feijões, trigo-sarraceno, quinoa, amaranto, sementes de cânhamo e pistache contêm todos os aminoácidos essenciais.

Perguntas similares