*COLOCAREI COMO MELHOR RESPOSTA*
Responda:
1) Sabendo-se que a Idade Moderna foi, essencialmente, um período de transição, cite qual transformação em nível de estrutura socioeconômica das sociedades européias ocorreu nesse
contexto:
2) Todas as alternativas apresentam fatores que caracterizam os Estados Nacionais formados a partir do século XV, EXCETO:
a) Criação de um exército nacional profissional.
b) Cobrança da “talha” e captação.
c) Organização de um sistema nacional de impostos.
d) Aparelho burocrático organizado.
3) A classe social surgida no final da Idade Média e que será responsável pela passagem do Feudalismo para o Capitalismo foi:
a) Nobreza.
b) Artesãos.
c) Reis.
d) Burguesia.
4) Por que a Idade Moderna é considerada um período de transição? Explique.
Respostas
1-O feudalismo é, portanto, o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia na Baixa Idade Média. Esse conceito não se refere apenas ao seu sentido econômico de exploração da terra pelos camponeses/servos, presos a ela pela relação existente entre eles e o senhor feudal. O feudalismo envolve aspectos muito além do econômico, que são: político, social e ideológico.Dentro dessa estrutura, os feudos são o lugar de maior importância. Em um mundo ruralizado, no qual a exploração da terra era a principal forma de sobrevivência, a concentração populacional dava-se neles. Os feudos eram terras dos nobres oriundas da riqueza familiar ou da relação de fidelidade com o rei.
2- letra C é falsa pq não faz parte da baixa idade média e sim do sua tributário brasileiro que não tem nada haver com a Questão. Alternativa C
3-
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.
Alternativa D
4- A Idade Moderna é considerada o período de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Essa transição se deu pelas práticas econômicas do mercantilismo, que contribuíram para a mundialização do comércio europeu.