• Matéria: Português
  • Autor: jfmagalhaes07
  • Perguntado 4 anos atrás

1) Quais os tempos verbais que estudamos? 2) O que é transitividade verbal? 3) O que são verbos abundantes? 4) Fale sobre os verbos rizotônicos e arrizotônicos. 5) O que são verbos transitivos diretos? 6) O que são verbos intransitivos? 7) O que são verbos transitivos indiretos?

Respostas

respondido por: estudante27100
0

O que é transitividade verbal?

R: Observe os verbos nas frases:  

I. A noite chegava.  

II. Ela não tinha paciência.  

Perceba que, na oração I, o verbo chegava possui sentido completo, ou seja, não é necessário dizer nada mais para que possa ser explicado o fato de anoitecer. Na oração I, porém, não é possível encerrar o discurso no verbo tinha, pois necessitaríamos de outras informações que completassem o sentido do verbo, não é mesmo? Assim, quando temos um verbo cujo sentido é completo, ele é chamado de verbo intransitivo, pois não transmite sua ação a nenhum outro termo. Por outro lado, quando temos um verbo cujo sentido é incompleto, ele é chamado de verbo transitivo, pois há uma transmissão da ação verbal a outros termos oracionais.  

Assim, é possível definir transitividade verbal como a transmissão da ação de verbos, com sentidos incompletos, a seus complementos.

O que são verbos abundantes?

R: Verbos abundantes são aqueles que, em certas conjugações, têm mais de uma forma aceita pela gramática. É mais comum haver duas formas equivalentes possíveis, mas há casos com até três formas equivalentes.

Fale sobre os verbos rizotônicos e arrizônicos:

R: As formas verbais são constituídas por um radical e uma terminação. Forma rizotônica: quando a sílaba tônica se encontra no radical da forma verbal. Forma arrizotônica: quando a sílaba tônica se encontra na terminação da forma verbal.

O que são verbos transitivos diretos?

R:  verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

Espero ter ajudado! :D

Perguntas similares