Com a expansão territorial de Napoleão, ao conquistar a Espanha, nomeou por lá seu irmão José Bonaparte, o que, é inegável favoreceu o processo de independência dos países da América Latina. Dentre os citados abaixo, todos estes motivaram independências na América Latina, exceto: *
a) O imperialismo norte-americano.
b) O pensamento iluminista.
c) A independência dos EUA (ou independência das 13 Colônias Inglesas na América ou Revolução Americana).
d) Por o irmão de Napoleão a governar a Espanha, foi reduziada a vigilância deste país às suas colônias americanas.
me ajudem o mais rápido possível pvrf:(
Respostas
Resposta:
Intercâmbio intelectual entre a Europa e colônias latino-americanas era muito mais intenso do que acreditamos", afirma Walther Bernecker. Para o professor, tal fluxo de ideias teria influenciado as independências.
"Viva a França", ouvia-se nas ruas parisienses em 14 de julho de 1789, quando o povo, com bandeiras tricolores em mãos, tomou a Bastilha, símbolo do antigo regime. Menos de quatro anos depois, a cabeça de Luis 16 rolou na guilhotina. Não tardou muito para que as consequências da Revolução Francesa chegassem ao outro lado do Atlântico.
"Sem as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, os processos de independência latino-americanos não teriam sido o que foram", assegura o professor alemão Walther Bernecker, da Universidad de Erlangen. "As independências teriam acontecido de um jeito ou de outro, porque havia uma série de causas, mas elas teriam se desenvolvido de outra maneira, ou bem parecido mais tarde", complementa.
No século 18, a Europa viveu um período de conflitos que teve início com o Iluminismo e o Racionalismo inglês, que atraíam a atenção da sociedade para os assuntos terrenos, o ser humano, a razão, a ciência e o progresso. Os monarcas que, como Luis 16, ocupavam tranquilamente seus tronos em nome de Deus, notaram os primeiros tremores do terremoto que extinguiria, muitos anos mais tarde, a maioria das coroas. Os indícios deste sismo também foram sentidos no Continente Americano.