A intensificação do processo de urbanização promove o nascimento de grandes aglomerações urbanas. Assim, o meio em que vive a maior parte da população vem experimentando grandes transformações, o que implica, cada vez mais, o afastamento das condições ecológicas naturais do ambiente, produzindo reflexos sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO,Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil .1.ed. São Paulo: Moderna, 2008.p. 394-408. (adaptado).
Nesse sentido, ao refletir sobre um modelo de gestão urbana sustentável, o emprego de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é fundamental, porque
retira dos mapas a função de comunicação, informação e organização de dados.
reduz o potencial de utilização dos mapas como instrumentos de análise espacial.
a maioria das necessidades de informações dos gestores está relacionada com uma localização geográfica.
desarticula os dados convencionais de expressão espacial e os estrutura em escalas de representação compatível com as áreas urbanas.
mantém a proporção de custos de atualização, substituição, edição, duplicação e impressão dos produtos gerados, quando há comparação com os métodos tradicionais de levantamento de informações.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C) a maioria das necessidades de informações dos gestores está relacionada com uma localização geográfica.
Explicação:
Para um planejamento urbano, ambiental ou até regional faz-se uso de instrumentos quem se encaixam no Sistema de Informação Geográfica (GIS). Esse sistema é usado pois as decisões precisam de uma base de localização geográfica, além é claro de múltiplos dados, como demografia, dados econômicos e ambientais.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás