9. Há dez anos, no dia 30 de novembro, criei o acrônimo Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. Comparada às minhas previsões na época, a história dos Brics se mostrou um sucesso muito maior do que eu podia imaginar. No quadro mais otimista, sugeria que os Brics chegariam talvez a representar coletivamente 14% do Produto Interno Bruto (PIB) global, em relação aos seus então 8%. Na realidade, alcançaram cerca de 19%.
Há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e é hoje a 7a maior economia mundial, muito mais do que eu calculara (na semana passada, divulgou-se que o Brasil passou a Grã-Bretanha e já é a sexta economia do mundo) [...].
Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o grupo dos Brics, julgue as afirmações abaixo, assinalando V (para verdadeiro) ou F (para falso). (0,5)
1. ( ) O autor do texto, Jim O’Neill, foi o criador da expressão “BRIC” para designar o grupo de países emergentes até então: Brasil, Rússia, Índia e China.
2. ( ) Pode-se afirmar que a participação acima do esperado dos Brics no PIB global se deveu às sucessivas crises nos países desenvolvidos na década de 2000 associadas ao crescimento econômico dos países emergentes.
3. ( ) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos foi a China, seguida pela Índia.
4. ( ) Quando o acrônico “BRIC” foi criado, não se imaginava que ele pudesse se transformar em um agrupamento internacional formado pelos mais novos países desenvolvidos do mundo.
5. ( ) No trecho “há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha”, fica evidente que o autor não previa que a China se tornaria a economia com o maior PIB do mundo, o que ocorreu em 2010.
Respostas
Resposta:
1. (V) – a expressão “BRIC” foi criada pelo economista norte-americano Jim O’Neill, no início dos anos 2000.
2. (V) – As crises de 2001 e 2008/09 foram responsáveis pelo baixo crescimento e até regressão das economias de alguns países desenvolvidos, o que contribuiu significativamente para o aumento da participação das nações emergentes.
3. (V) – A China vem registrando sucessivas taxas de crescimento superiores a 9% ao ano, seguida pela Índia, cujo crescimento oscila entre 6 e 7% ao ano.
4. (F) – Inicialmente criado apenas como um termo econômico, os BRIC passaram a se tornar um organismo internacional a partir de 2006. Entretanto, ao contrário do que a alternativa afirma, essas nações emergentes não podem ser consideradas ainda como países desenvolvidos.
5. (F) – A China não se tornou a economia com o maior PIB do mundo, pois ainda se encontra muito atrás dos Estados Unidos.
espero ter ajudado!
Resposta:
Espero ter ajudado
Explicação: