• Matéria: Filosofia
  • Autor: nayolle
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o parágrafo abaixo.
RESUMO
O presente texto propõe-se discutir o suposto caráter abstrato da chamada democracia deliberativa, tomando como base a ética discursiva e a teoria da ação comunicativa. Se, por um lado, a democracia deliberativa não pretende ser mais que um modelo teórico para orientar as discussões em torno da democracia, por outro, alguns de seus enunciados podem e são efetivamente incorporados à prática política das sociedades democráticas contemporâneas. A questão aqui é saber o quanto de concreto e propositivo se pode encontrar especialmente nas proposições de Habermas a respeito da democracia deliberativa.
PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Ética discursiva. Teoria da ação comunicativa. Teoria democrática. O artigo científico extraído da Scielo Brasil intitulado Sobre o caráter "abstrato" da democracia deliberativa, de Luiz Paulo Rouanet (ROUANET, Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, p. 177-194, 2013.) apresenta um resumo que traz as considerações acerca da democracia deliberativa.

A base para a discussão sobre este tipo de democracia se situa na:
1 – Oposição entre moral e ação comunicativa.
2 – Relação entre o discurso e a comunicação.
3 – Incoerência entre concreto e positivo.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas a afirmação 1.
b) Apenas a afirmação 2.
c) Apenas a afirmação 3.
d) Apenas as afirmações 1 e 2.
e) Apenas as afirmações 1 e 3.

Respostas

respondido por: gvlr
3
Resposta C. A base é saber o quão concretas são as proposições a respeito da democracia deliberativa e discuti-las como elas podem ser adotadas pela praticas políticas na nossa sociedade.
Perguntas similares