Respostas
Resposta:
Quando se fala em problemática atual das comunidades indígenas, não se pode dizer que nasceram na atualidade, mas sim que são resquícios de problemas que nasceram ainda na colonização, nos primeiros séculos do “descobrimento” do Brasil.
Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje são a consequência daqueles que surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.
Explicação:
Brasil o processo de Neocolonização, que foi o período em que o interior do Brasil passou a ser ocupado, acabando de inúmeras formas com as comunidades indígenas, período este que foi até em meados do século XX. Assim, houve intromissão de inúmeros segmentos, como as madeireiras, os garimpeiros, latifundiários, mineradoras, hidrelétricas, rodovias, entre outros. De acordo com a autora, esta intromissão “causou nas últimas décadas o desmatamento, o assoreamento de rios, a poluição ambiental e a diminuição da diversidade local, trazendo as enfermidades, a fome e o empobrecimento compulsório da população indígena.”
Vamos ver a seguir os problemas que estes povos enfrentam, com enfoque na questão fundiária e na relação do índio com a natureza.
Resposta:
Sempre digo aos meus alunos que o ENEM não espera que o candidato demonstre conhecimento total sobre os temas propostos, e sim a capacidade de reflexão, de problematizar e argumentar em relação ao que se pede.
Os alunos deveriam focar nas políticas públicas que sejam realmente eficazes para garantir o acesso à cidadania desses povos e os seus próprios aspectos culturais e religiosos.