• Matéria: Matemática
  • Autor: privera
  • Perguntado 9 anos atrás

Minha pergunta é sobre fração: Aqui na minha postila diz que "o MMC de 5 e 3 =15 e sendo assim dois quintos é equivalente a seis 15 avos." Alguém me explica, pois não entendi.

Anexos:

Respostas

respondido por: atomicbombs
2
2/5 é equivalente a 6/15 pois ambos estão na mesma proporção, basta fazer a simplificação de 6/15 para comprovar.
6/15 ----> Divida em cima e embaixo por 3
6/15 = 2/5
Assim como multiplicar 2/5 em cima e embaixo por 3 também vai dar 6/15.
São equivalentes

privera: Eu sou muito burra, desculpa minha ignorância, entendi parcialmente. Porque eu multiplico por 3? Tipo sempre que eu for tentar achar o valor equivalente tenho que multiplicar por 3 ou não necessariamente?
atomicbombs: Não necessariamente. Nesse caso foi multiplicado por 3 apenas pra facilitar o cálculo da soma das frações.
atomicbombs: Da mesma forma que 2/5 é equivalente a 6/15, pode ser equivalente a 4/10, 8/20, 10/25....
privera: Se eu quero saber 4/3 qual é o equivalente como faço. No exemplo da minha apostila diz que 4/3 é equivalente a 20/15. Não entendo como chegar no 20/15.
atomicbombs: Só multiplicar em cima e embaixo por 5
atomicbombs: Você não sabe simplificar frações?
privera: Não sei simplificar! Eu entendi que o resultado foi efeito de uma multiplicação por 5. Mas não entendi a regra de quando deve multiplicar por 5 ou por 3. Desculpa.
atomicbombs: Não se desculpe, tem que perguntar mesmo. Isso não é regra, são apenas diferentes modos de representar uma mesma fração. Você pode multiplicar por qualquer número, desde que seja o mesmo, em cima e embaixo.
atomicbombs: Veja a fração 1/2, por exemplo. Vou multiplicar em cima e embaixo por 9. Vai dar 9/18, certo? Assim como 1/2 = 0,5; 9/18 também é 0,5. São frações que possuem algarismos diferentes, mas que têm o mesmo valor, por isso são equivalentes. Entendeu agora?
privera: Acho que finalmente entendi rs.
respondido por: santosan
1
Quando você multiplica ou divide os termos de uma fração, que são o numerador e o denominador, por um mesmo número natural diferente de zero, você encontra uma fração equivalente à fração que você te. Ou seja, sua fração não se altera.
No caso da fração dois quintos houve uma multiplicação de ambos os termos por 3.
2  vezes 3  =  6
5             3     15
Você entendeu?



privera: Eu sou muito burra, desculpa minha ignorância, entendi parcialmente. Porque eu multiplico por 3?
privera: Tipo sempre que eu for tentar achar o valor equivalente tenho que multiplicar por 3 ou não necessariamente?
santosan: Sem essa de ser burra. Não entendendo tem que questionar, perguntar sim, até entender.  Frações equivalentes são frações que são escritas com algarismos diferentes, mas com o mesmo valor da fração que você tem. Para encontrar uma fração equivalente a outra, você tem que multiplicar ou dividir o numerador e o denominador SEMPRE pelo mesmo número natural (pode ser qualquer número) diferente de zero. Sua fração será sempre a mesma, embora escrita com algarismo diferentes.
privera: Acho que agora eu entendi. Obrigada :)
santosan: Que bom! Estude os processos de divisibilidade, ou seja, como reconhecer se um número é divisível por : 2, 3, 4, 5, 6, 9, e 10, que são os mais comuns, sem precisar fazer contas. Vai te ajudar muito a "transitar" pela Matemática. Bons estudos.
Perguntas similares