3. Quais foram os fatores que impulsionaram a vinda da Corte de Dom
João Vi para o Brasil?
4. Descreva algumas das mudanças importantes promovidas pela
administração joanina no Brasil?
5. Por quais motivos podemos dizer que o processo de independência do
Brasilfoi conservador?
6. Quais motivos levaram Dom Pedro I a abdicar do trono brasileiro a
favor do seu filho, Dom Pedro de Alcántara, uma criança de 5 anos?
Respostas
Resposta:
3. Quais foram os fatores que impulsionaram a vinda da Corte de Dom João VI para o Brasil?
A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico
5. Por quais motivos podemos dizer que o processo de independência do Brasil foi conservador?
A independência do Brasil foi conservadora, ou seja, manteve as estruturas sociais do Brasil praticamente intactas. O Brasil não se tornou uma república, como a maioria dos estados nacionais do continente americano. A escravidão não foi abolida. O Brasil permanecia uma sociedade de privilégios completamente desiguais.
7. Quais os três principais motivos do fim do Segundo Reinado?
O Segundo Reinado chegou ao fim por uma série de razões, sendo as principais delas a perda do apoio da base política do Império (os latifundiários), a crescente insatisfação dos militares
Explicação:
Resposta:
3- A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental. Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.
4- Adotada como capital do império, a cidade do Rio de Janeiro sofreu diversas modificações. Missões estrangeiras vieram ao país avaliar as riquezas da região, a Biblioteca Real foi construída, o primeiro jornal do país foi criado. Além disso, novos prédios públicos foram estabelecidos.
5- A explicação para o tom conservador desse projeto de independência se manifestava na própria origem social de seus representantes. Na maioria, os partidários de nossa autonomia definitiva eram aristocratas rurais, funcionários públicos e comerciantes que figuravam a elite econômica local.
6- Os fatores internos começaram com o fechamento da Constituinte e a outorga da Constituição, na qual foi criado o Poder Moderador, que concedia poder absoluto ao Imperador, o que gerou muitas revoltas contra D. Pedro I, como a Confederação do Equador, que juntava as regiões do Nordeste revoltadas com esse regime.
7- A questão religiosa, a questão abolicionista, a questão militar são os principais motivos para o fim do Segundo Reinado no Brasil.
Explicação: