• Matéria: História
  • Autor: barbosaystefanny
  • Perguntado 4 anos atrás

Tomando como base a leitura do texto acima quais motivos econômicos associaram o início da Revolução Francesa?
Preciso agora

Respostas

respondido por: sofiadiasmaia11
2

Resposta:

A Revolução Francesa não aconteceu sem aviso na história da França, tampouco a forma de pensar que  norteou os ideais dos revolucionários surgiu do dia para a noite. Entretanto, nem Luís XVI nem a Igreja estavam preparados para o que se iniciou em 1789 e se estendeu até o último ano do século XVIII. Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:

O pensamento iluminista;

A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;

A desigualdade entre diferentes grupos sociais;

Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Todas essas razões estão ligadas entre si, mas vamos entender o que foi cada uma.

O Iluminismo e o Século das Luzes

O Século das Luzes, como ficou conhecido o século XVIII, foi um período com grandes mudanças na forma como as pessoas por toda a Europa lidavam com o conhecimento, e foi o momento do despertar de uma das correntes de pensamento mais importantes da história: O Iluminismo.

O Iluminismo surgiu no começo do século, e teve grande influência sobre os intelectuais e a burguesia daquele período em toda a Europa. Esse movimento defendia valores do humanismo e da razão, colocando o ser humano e a busca pelo conhecimento científico como as fontes das quais deveriam emanar todo o poder e as decisões da sociedade. No pensamento iluminista, não havia mais espaço para monarcas com poderes absolutos nem para a crença religiosa como a fonte para justificar estruturas de poder.

Os ideais iluministas eram disseminados facilmente por todo o país, com textos circulando por gazetas e folhetins. Essa corrente de pensamento prosperou entre os intelectuais da Europa desde a França, com pensadores como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, e Mostesquieu, até a Itália, Alemanha e Inglaterra, onde viveu John Locke, o “pai do Liberalismo”. Esses nomes são conhecidos até hoje como baluartes da liberdade e dos direitos individuais dos cidadãos.

espero ter ajudado

Perguntas similares