• Matéria: ENEM
  • Autor: kagameryoko
  • Perguntado 4 anos atrás

ME HELPAAAAAA PLISSSS!!!
O ano passado foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas em luzes, celebrando as vantagens energé ticas, econômicas, habitacionais e de comunicações decorrentes delas. Enquanto se come morava a luz com grande alarde, pouco se escutou ou leu sobre poluição luminosa, salvo por uma edição da revista Proceedings of the Royal Academy com artigos relacionados ao tema.

Não só seres humanos, mas insetos, aves e até o zooplancton sofrem consequências da

poluição luminosa. [...].

Um exemplo dessa adaptação e dependência dos regimes de luz natural são os vaga -lumes. [...] Buscando o minimo de gasto energético e máxima eficiência, vaga-lumes iniciam suas

atividades bioluminescentes quando a noite atinge um determinado nivel de escuridão. [...] Cidades ou áreas iluminadas são como áreas de "constante Lua cheia" para os vaga-lumes, levando a um forte declinio em suas populações, decorrente da redução nos encontros entre os pares. Em muitos locais no mundo, foi registrada a diminuição ou o desaparecimento de vaga-lumes em áreas urbanas e Industrializadas, inclusive no Brasil.
[...]Além dos vaga-lumes, outros organismos e insetos também são afetados pela iluminação artificial, mas de formas distintas. Alguns Insetos utilizam a posição das estrelas e o sentido da luz (polarização) para navegação. Mariposas e besouros têm seus ciclos de vida altera dos e são atraídos e desorientados pela luz, tornando-se vitimas fáceis de aves, morcegos e outros predadores. Esses insetos desempenham diversas funções nos ecossistemas, como polinização, alimento para outros animais, controle de populações de pragas, decomposição de material orgânico e até dispersão de sementes.
[...]Na última década, dois terços da população mundial viveram em locais considerados luminosamente poluídos e um quinto não foi capaz de contemplar a Via Láctea a olho nu por estarem em áreas extremamente poluidas. Observar as estrelas teve e continua tendo grande impacto sobre culturas humanas, influenciando filosofias, religiões, arte e ciência,
[...]
[...]

Medidas simples podem reduzir a emissão de luz e sua influência negativa sobre outros seres, inclusive sobre nós. Isso sem mencionar a conta de energia. Procurar lâmpadas com baixa emissão nas faixas do ultravioleta e infravermelho (comprimentos de onda não percep tiveis ao alho humano) já é um começo. Insetos são especialmente sensiveis aos raios ultra violeta, e sabemos que eles desempenham funções-chave na nossa existência. Além disso, para combater a poluição luminosa, é necessário repensar (1) o que precisa ser iluminado: usando, por exemplo, holofotes direcionados e que não Irradiem luz para a atmosfera; (ii) quando: com o uso de temporizadores e sensores de presença e (iii) quanto: precisamos de luzes tão fortes e brancas para todas as tarefas?

Tentar reduzir a exposição a luz artificial forte fora dos horários naturais de luz, trocar as lámpadas brancas por luzes mais amareladas nos locais em que elas não são necessárias, assim como trocar o celular ou o computador por uma boa revista sob luz branda antes de dormir, podem proporcionar uma noite mais bem dormida.

01.CITE a principal função da conclusão nesse texto.

02. RELACIONE a referência do texto à sua tipologia predominante.

Respostas

respondido por: ramoncrodrigues
2

Resposta:

Explicação:

1) Cite a principal função da conclusão nesse texto:

Uma forma de enxergar a iluminação nas grandes metrópoles como um problema, além de causar a chamada "poluição luminosa" cada vez mais precisa-se de eficiência energética para a grande demanda de iluminação que essas cidades precisam.

Não só nas cidades, mas problemas na adaptação da natureza quanto ao exagero de iluminação, e a desorientação da população quanto a importância artística e filosófica das estrelas no pensamento e desenvolvimento humano.

2) Texto dissertativo-argumentativo: primeiramente pode-se observar métodos onde o autor utiliza técnicas para provar sua tese; segundo utiliza base para construção literária (Introdução, desenvolvimento, conclusão), essas características são notadamente de textos dissertativos.

Existem também técnicas de tipo textual jornalístico e crônica

Perguntas similares