• Matéria: Filosofia
  • Autor: lindajasmim968
  • Perguntado 4 anos atrás

Uel 2018) Resta-nos um único e simples método, para alcançar os nossos intentos: levar os homens aos próprios fatos particulares e às suas séries e ordens, a fim de que eles, por si mesmos, se sintam obrigados a renunciar às suas noções e comecem a habituar-se ao trato direto das coisas.(BACON, F. Novum Organum Trad. José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 26.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema do método de investigação da natureza em Bacon, assinale a alternativa correta. * 0 pontos a) O preceito metodológico do “trato direto das coisas” supõe que cada um já possui em si as condições para realizar a investigação da natureza. b) A investigação da natureza consiste em aplicar um conjunto de pressupostos metafísicos, cuja função é orientar a investigação. c) As “séries e ordens” referentes aos fatos particulares resultam da aplicação dos pressupostos do método de investigação. d) A renúncia às noções que cada um possui é o princípio do método de investigação, que levará a ida aos fatos particulares. e) O método de interpretação da natureza propõe uma nova atitude com relação às coisas e uma nova compreensão dos poderes do intelecto.

Respostas

respondido por: elamambretti
18

Sobre o problema do método de investigação da natureza em Bacon, a alternativa correta é:

e) O método de interpretação da natureza propõe uma nova atitude com relação às coisas e uma nova compreensão dos poderes do intelecto.

Bacon era empirista e seu método era o indutivo, isto é, considera-se um número suficiente de casos particulares, para se chegar a uma verdade geral. E para Bacon, a observação humana é equivocada, pois o intelecto humano, carregado de julgamentos e crenças, distorce e corrompe a natureza, utilizando de muitas referências não coerentes.

Bons estudos!

Perguntas similares