Respostas
Poucos estudos abordam as atividades físicas/exercícios físicos neste período. Muitas vezes é abordado de maneira introdutória, sem o devido valor que mereça este conteúdo.
O estudo do bipedismo pode ser um exemplo muito rico para a compreensão desta importância. Talvez, a postura bípede seja a característica mais importante do ser humano e, particularmente, para o estudo das atividades físicas/exercícios físicos.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Para alguns autores, o andar bípede seria a real causa do desenvolvimento das demais características humanas. Esta particularidade humana teria permitido ao ser humano liberar as mãos para realizar outras tarefas, como construir e manipular ferramentas. Assim, os pés tornaram-se a base de sustentação de todo o corpo, e as mãos se especializaram em movimentos refinados (coordenação motora fina).
[Imagem]
Essa argumentação já seria suficiente para mostrar a importância do estudo da pré-história para a Educação Física, pois a capacidade de caminhar, correr, manipular objetos são habilidades essenciais para a prática de atividades físicas e esportivas. Porém, outras conseqüências desta evolução também revelam contribuições para a reflexão na área de Educação Física e esportes.
Como exemplo, é interessante observar, conforme nos mostra Silva (2009), que o futebol exige habilidades específicas dos membros inferiores, exigindo dos pés o que teria sido reservado às mãos no processo evolutivo (movimentos refinados). Porém, esta afirmação fica no plano superficial, pois foi justamente [...] esta evolução que permitiu ao Homem criar o Futebol e ter capacidade para o interpretar, para o jogar [...]
Olá! Babi aqui,
Espero ter lhe ajudado!