Respostas
Resposta: A desigualdade social no Brasil nada mais é do que consequência das marginalizações que muitos povos (em especial Africanos) sofreram já no período de colonização. Afinal, enquanto uma pequena parte da sociedade lucrava com a produção dos engenhos, a outra estava submetida ao regime escravista, com péssimas condições de saúde, educação e infraestrutura.
Esta desigualdade se mantém até hoje, devido à má administração de muitos governos, já que pouco se tem feito para tentar corrigir os prejuízos que a marginalização provocou.
Adendo:
"Ah, mas já faz muito tempo que não estamos inseridos no regime escravista!"
Pois bem, quando a Lei Áurea foi criada, em 1888, (extinguindo, em tese, a escravidão do Brasil). Muitos negros foram "libertos", mas se encontraram em uma situação completamente vulnerável, afinal, sequer moradia tinham.
Muitos nem conseguiram emprego, já que naquela época era um absurdo ser atendido por um negro em uma loja de sapatos, um banco... Sem moradia, sem renda, cada vez mais foram passados para trás. Originando pobreza, locais periféricos (as favelas), etc.
Resposta:
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são: #Falta de acesso à educação de qualidade;
Política fiscal injusta;
Baixos salários;
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
Beijos!