Respostas
respondido por:
0
Diluição de soluções é um assunto que aparece frequentemente em questões de provas de vestibulares, principalmente no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Devido ao nome, a diluição de soluções químicas assusta muitos estudantes, pois pensam que é assunto complexo. Porém, o que a maioria não sabe é que a diluição de soluções se faz presente constantemente em atividades do dia a dia e é um tema de fácil compreensão.
A diluição de soluções é o processo físico-químico de elaborar solução com concentração pequena em partícula de um soluto, quimicamente falando. Pode-se dizer que diluição de soluções está relacionado a adição ou redução de solvente em uma solução.
Importante ressaltar que as soluções são misturas homogêneas, ou seja, são soluções que apresentam forma uniforme e monofásica (única fase).
A diluição dos sucos concentrados é a mais frequente no dia a dia das pessoas. (Foto: Pixabay)
Há dois tipos de diluição de soluções:
• Diluição por adição
• Diluição por redução
Diluição por adição
A diluição de soluções por adição é quando há o acréscimo de solvente em um solução para diminuir a concentração do soluto da solução.
Para que a concentração do soluto seja diminuído, a pessoa pode adicionar solvente ou retirar soluto. Contudo, é mais fácil e prático adicionar solvente.
As principais características da diluição de soluções por adição são:
• Aumento do volume da solução;
• Massa do soluto permanece a mesma;
• Concentração do soluto diminui.
Então, quando a diluição ocorre pela adição de solvente o volume da solução é aumentado, a concentração de soluto é diminuída e a massa permanece a mesma.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás