Respostas
Explicação:
A coagulação do sangue é um fenômeno complexo. A sequência de eventos tem início quando as plaquetas começam a aderir às bordas da lesão (adesão) e, em seguida, unem-se umas às outras (agregação), formando uma rolha plaquetária. A partir de então, ocorrem várias reações “em cascata”, em que o produto de uma reação é a enzima que catalisa a etapa seguinte.
A etapa final é a conversão do fibrinogênio, proteína plasmática solúvel, em fibrina, que é insolúvel. Essa proteína começa a se precipitar na forma de longos filamentos que se entrelaçam, formando a rede de fibrina. Nessa rede, ficam aderidas as plaquetas e os glóbulos vermelhos presentes no sangue que forçam passagem através da rede.
O coágulo sanguíneo é constituído pela rede de fibrina, pelas plaquetas e pelos glóbulos vermelhos retidos na rede, permitindo estancar a perda de sangue sempre que um vaso sanguíneo é rompido por algum motivo. Gradativamente, os tecidos lesados na região se regeneram, a parede do vaso se refaz e o coágulo se desprende espontaneamente.
Espero ter ajudado.