respondem serio po favor gente
CONSUMO GLOBAL,IMPACTOS LOCAIS
Na economglobalizada, as empresas transnacionais criam diversas estratégias de marketing para vender a imensa quantidade de bens e serviços produzidos em determinado local e ofertados em diversas outras regiões do mundo.
No entanto, esses padrões de consumo massificados implicam consequências negativas para o meio ambiente e até a saúde da população. Leia o texto a seguir.
A ' Globalização' da poluição afeta a saúdedas pessoas em todo o mundo
Com ampla oferta de mão de obra e regulações e infraestrutura que facilitam as exportações, a China se transformou no maior centro industrial do mundo. Bens por lá produzidos são distribuídos por todo o planeta, assim como a poluição. [...]
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, utilizaram modelos para estimar a mortalidade prematura relacionada com a poluição por material particulado fino ( PM 2.5) em 13 regiões, que englobam 288 países. O foco m foi nos hobitos por doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. Das 3,45 milhões de m mortes prematuras registradas em 2007, cerca de 12% ou 4 1 1 100 foram provocadas por poluentes emitidos em outra região do mundo.
"Isso indica que a mortalidade prematura relacionada com a poluição do ar é mais que uma questão local", disse Dado Guan, coautor do estudo e professor da Escola de Desenvolvimento Internacional de East Anglia. " Nossos resultados quantificam a extensão poluição do ar como um problema global".
Consumo num país, em outro
[...] os pesquisadores estimaram que 22% das mortes prematuras, ou 762400, estavam associados com a poluição gerada na produção de bens e serviços numa região, mais consumidos em outra. Produtos consumidos nos EUA, por exemplo, provocam mortes na China, onde eles foram fabricadas. Dessa forma, alerta os cientistas, a economia gerada pelo custo menor de produção em países onde os controles sobre a emissão de poluentes é mais frouxa resulta em perdas de vidavidas em outros locais.
" O comércio internacional está globalizando a questão da mortalidade provocada pela poluição do ar, por permitir que as atividades de produção e consumo sejam fisicamente separadas", destacou. " Na nossa economia global, bens e serviços consumidos em uma região podem envolver a geração de grandes quantidades de poluentes, e a mortalidade relacionada, em outras regiões.
[...]
Os autores sugerem que a doação de políticas regionais para regular a qualidade do ar pela imposição de um preço para a emissão de poluentes pode ser eficaz, e em alguns casos os custos de tais políticas poderiam ser compartilhados por consumidores em outras regiões. Entretanto, existem evidências de que indústrias poluentes tendem a migrar para países com regulações mais frouxas, o que provoca uma tensão entre a necessidade de melhorar a qualidade do ar e de atrair investimentos internacionais diretos.
" A melhoria de controle de poluentes na China, na Índia e no resto da Ásia traria um imenso benefício para a saúde pública naquelas regiões e em todo o mundo, e uma cooperação internacional para apoiar eses esforços na redução da poluição é do ' vazamento' das emissões pelo comércio internacional é de interesse global", dizem os pesquisadores.
1 - Qual é a ideia principal abordada no texto?
2 - De acordo com o texto, qual é a relação entre globalização, consumo e impactos ambientais?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1- Sobre a poluição em geral, o quanto ela é mortal pelo mundo todo. Estimaram que 22% das mortes prematuras, ou 762400, estavam associados com a poluição gerada na produção de bens e serviços numa região, mais consumidos em outra. Se na Ásia, eles reduzissem o enorme número de poluição, beneficiária na saúde de muitas pessoas.
2- A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção.
Anônimo:
obrigado mais a resposta da um não têm explicação?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás