O que significa dizer que o judaísmo é uma religião monoteísta ?
me ajudam gente por favor rápido :)
Respostas
Resposta:
Explicação:
Religiões monoteístas são religiões que acreditam em apenas um Deus, ao contrário de religiões politeísta, que acreditam na existência de vários deuses. Ou seja, vc estaria afirmando que pessoas seguidoras do judaísmo acreditam na existência de apenas um Deus
Resposta:
Significa que para os judeus só há UM Deus.
A fé judaica acredita que existe apenas um Deus, sendo este o primeiro pilar de fé da crença: "ouça Israel, o Senhor nosso D'us, o Senhor é Um". Esta frase é chamada de Shemah(ouça) em hebraico, e está presente no livro de Deuteronômio 6:4 da Bíblia.
A concepção judaica é de que só existe UM DEUS, e que este Deus não é bom ou mal, sendo estas concepções humanas para descrever a realidade. Descrever a concepção de Deus na perspectiva judaica é complicada, mas sendo muito superficial, só há um Deus em toda a totalidade.
Para os judeus, Deus é tudo o que é, foi e será, é não existe nada além dele (referência a passagem que Deus fala a Moisés "Serei o Que Serei", que é um jogo de palavras em hebraico Eheyeh Asher Eheyeh). A perspectiva judaica é que Deus é um, e é descrito com uma perspectiva pandeísta de Deus sendo e estando em todas as coisas.
Para os judeus, não existem outros deuses, pois somente existe um Deus. Um judeu não pode adorar outro Deus, nem venerar algo como se fosse um Deus (emoções, pessoas, objetos).
O judeu deve então, por fé(confiança) nesse Deus seguir a lei que lhe foi dada, pois ela faz parte de um acordo entre o povo judeu e esse Deus, feito por Abraão e honrado por ele (Abraão) e seus descendentes.
Tipo, eu estou sendo extremamente raso aqui. Um rabino te descreveria melhor o que estou tentando dizer, mas é mais ou menos isso.