• Matéria: Física
  • Autor: doubleguy
  • Perguntado 9 anos atrás

Boa tarde, poderiam me ajudar com esta questão de estática?
Sei que as condições para um corpo extenso (um cubo geralmente não é extenso, mas a questão deu valores de dimensão) são:
- As resultantes horizontais e verticais são iguais a 0
- Os momentos de todas as forças é igual a 0

Mas no caso do cubo, qual seria o ponto de referencia para calcular o momento da força? Seria o centro de massa? De qualquer forma, não estou conseguindo fazer a letra C. Fico agradecido a quem puder me ajudar.

Resposta:
Letra C ---- 23/40 m (0,575 cm em relação ao ponto A)

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
1
     O torque de cada força é calculado a partir do produto desta com o a distância mais próxima da linha de ação da força com o ponto de referência, ou seja, o tamanho de uma perpendicular partido do ponto de referência. A tal linha de ação da força é a reta suporte na direção da força.
     Vou responder todas as questões, pois talvez ajude quem esteja procurando a resolução da mesma questão.

A) 
 
     O cubo está em equilíbrio nessa direção, portanto, através da Segunda Lei de Newton, temos:

F-F_{at}=ma \\ F=F_{at} \\ \boxed {F_{at}=100N}


B)
 
     O bloco possui equilíbrio nessa direção. Fazendo o uso Segunda Lei de Newton, vem que:

P-N=ma \\ P=N \\ \boxed {N=400N}


C)
  
     Devido ao fato do sólido possuir uma forma cúbica, temos que seu centro de massa está exatamente no centro do sólido, portanto a Força Peso irá atuar na metade da aresta, se visto em duas dimensões.
     A Força F também está atuando a 0.3m, pois sua linha de força é paralela à horizontal em que o cubo está equilibrado. Veja o desenho em anexo para melhor entendimento.
     O corpo não apresenta rotação, logo a soma dos momentos é zero, logo é válido que:

F*0.3-P*y=0 \\ y= \frac{100*0.3}{400}  \\ y=0.075
 
     Agora basta inserir na fórmula:

x=y+0.5 \\ x=0.075+0.5 \\ \boxed {x=0.575m}
Anexos:

doubleguy: Mas analisando em duas dimensões, a distância marcada em azul, da aresta lateral esquerda do quadrado até o centro, não seria de 0,5? Pois ja que o cubo tem 1 metro, não entendi porquê de ser 0,3. Além disso, por que usou a distância de 0,3 na horizontal ao invés de na vertical? Obrigado por responder. 
Anônimo: Foi um erro de digitação. Atualize a página, pois já o corrigi.
doubleguy: Ahhh certo, obrigado.
Anônimo: De nada. Precisando é só chamar :)
doubleguy: Oi, desculpe demorar a postar este comentário, mas será que pode me tirar algumas dúvidas sobre esta mesma questão? Não entendi por que você não usou os momentos das forças de atrito e da força normal no cálculo, afinal, não é a soma de todos os momentos que será igual a 0? Outra coisa, não entendi muito bem seu diagrama no desenho, as cores seriam para indicar as linhas de força, mas nesse caso, como não tem ponto de referência, qual seria a linha de referência? Obrigado.
Anônimo: É porque a Força Normal está sobre o eixo de rotação, logo a seu torque é nulo (distância igual a zero). A força de atrito está na horizontal em relação ao eixo de rotação, portanto, por definição, também não possui torque. 
Anônimo: A linha de ação de uma força é o prolongamento desta naquela direção. Esta pode ser identificada no desenho como sendo a linha que está na mesma direção da ponta da flecha do vetor. Todas as distâncias devem ser medidas a partir da perpendicular da linha de ação até o eixo de rotação. 
Anônimo: Se ainda não ficou claro, por favor, avise-me :)
doubleguy: Ficou claro sim! Muito obrigado pela ajuda, e desculpe ter tomado seu tempo.
Anônimo: Não se preocupe. Foi um prazer ajudá-lo :)
Perguntas similares