• Matéria: História
  • Autor: kathelyn1930
  • Perguntado 4 anos atrás

você concorda com a teoria do darwinismo social? sim ou não? justifique sua resposta​

Respostas

respondido por: carvalhoqueiroz
7

Resposta:

Sim

Explicação:

O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver, por isso, os mais evoluídos.


juliagtflores: Não é isso não, o darwinismo social na realidade surgiu para explicar porque os europeus eram superiores, e assim justificar porque os europeus eram superiores aos outros povos. Foi uma teoria racista que reverberou muito no Brasil, e teve consequências gravíssimas. Inclusive na Alemanha nazista foi uma forma de legitimar a exterminação dos judeus e negros.
kathelyn1930: to confusa de qual resposta colocar agr mds
juliagtflores: Se você procurar "darwinismo social" em qualquer lugar vai ver o quão prejudicial essa teoria foi. Serviu como base até para pesquisas da biologia que tentavam mostrar que povos que não eram brancos eram inferiores biologicamente, culturalmente e socialmente. Chamavam os povos não-europeus de "primitivos".
juliagtflores: Pesquise o Cesare Lombroso e Nina Rodrigues. O início da antropologia também se baseou muito no darwinismo social, como se houvesse uma linha de evolução de civilização, o que hoje, com o avanço da ciência - tanto natural quanto social - sabemos que é mentira.
kathelyn1930: ok, obrigadaa, agora sim entendi um pouco mais❤️
respondido por: juliagtflores
14

Não. O darwinismo social foi uma corrente que argumentava que existiam povos mais evoluídos que outros, e o ápice da civilização seria a europeia. Desse modo, foi uma teoria que serviu para justificar as atrocidades cometidas contra a população não-europeia e que não era branca. Discursavam que haviam sociedades superiores a outras, logo, raças superiores a outras. É uma teoria racista, organizada de modo a dar fundamento para a dominação europeia.

Perguntas similares