Em sua opinião , momentos de crise política , econômica ou social justificam a centralização do poder nas mãos de um único governante ?
Respostas
Dependendo da situação, a liderança autocrática, caracterizada pela centralização da tomada de decisão nas mãos de um líder, dominante, geralmente inquestionável pelos seus subordinados, é aceitável, até mesmo necessária, em períodos de crise ou incerteza, no qual a tomada decisória deve ser rápida, dado que a organização não pode arcar com os custos de errar.
Um exemplo da aceitabilidade da liderança autocrática seria o governo de Abraham Lincoln (chefe do Executivo estadunidense, maior organização da sociedade moderna), durante a Guerra de Secessão ocorrida na segunda metade do século XIX. Sendo visto como necessário para derrotar os Estados Confederados da América - sulistas, que se separaram principalmente devido à questão da escravatura (queriam a manutenção da mesma) -, uma tomada de decisão rápida pelo presidente Lincoln, se tornou necessária para a preservação da União, durante esse período de crise diplomática. E foi o que ele fez. Tomou atitudes autocráticas, como a prisão direta (sem necessidade de provas) dos opositores do seu governo, além da cassação do habeas corpus (direito de contestação à prisão) dos mesmos, visando o combate do “mal maior”.