A Psicologia Organizacional é capaz de estudar a cultura organizacional de forma ampla, pois considera que ela é determinante no desempenho individual de um colaborador, bem como na satisfação para com o trabalho realizado e, consequentemente, para alavancar a produtividade empresarial. Partindo dessa perspectiva, é correto afirmar que
Alternativas
Alternativa 1:
Os únicos componentes de uma organização, com os quais a psicologia deve se preocupar, são os papéis, as normas e os valores defendidos pela empresa.
Alternativa 2:
As organizações possuem padrões distintos de sentimentos e crenças coletivos que nada interferem nos membros que compõem o quadro de trabalho.
Alternativa 3:
Não é necessária nenhuma cautela ao analisar os valores e anseios percebidos pelos colaboradores da empresa, pois esses não interferem na cultura organizacional.
Alternativa 4:
Ao conciliar as metas da organização e os interesses do indivíduo e do grupo que a constitui, lidamos com a cultura organizacional.
Alternativa 5:
A Psicologia Organizacional é uma área de pouca relevância para a compreensão da cultura organizacional, haja vista que o setor de Relações Humanas já desempenha tal papel.
Respostas
Resposta:
Ao conciliar as metas da organização e os interesses do indivíduo e do grupo que a constitui, lidamos com a cultura organizacional.
Explicação:
Alternativa 1:
Os únicos componentes de uma organização, com os quais a psicologia deve se preocupar, são os papéis, as normas e os valores defendidos pela empresa. | Existem mais componentes.
Alternativa 2:
As organizações possuem padrões distintos de sentimentos e crenças coletivos que nada interferem nos membros que compõem o quadro de trabalho. | Sim, interferem.
Alternativa 3:
Não é necessária nenhuma cautela ao analisar os valores e anseios percebidos pelos colaboradores da empresa, pois esses não interferem na cultura organizacional. | É necessário cautela.
Alternativa 5:
A Psicologia Organizacional é uma área de pouca relevância para a compreensão da cultura organizacional, haja vista que o setor de Relações Humanas já desempenha tal papel. | Tem bastante relevância