• Matéria: Sociologia
  • Autor: DarlinggsK
  • Perguntado 4 anos atrás

1. A Sociologia surgiu somente no século XIX para explicar a consolidação da chamada Sociedade Moderna. Vários fatores contribuíram para a emergência e a consolidação da Modernidade, entre os quais podemos apontar, EXCETO:

(A) Ruptura entre ciência e religião.

(B) Desenvolvimento da ciência moderna, baseada na experimentação e na observação.

(C) O Iluminismo representou a busca dos fundamentos bíblicos para explicar a realidade.

(D) A Revolução Francesa defendeu os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade.

(A) divisão do trabalho ocorrida a partir da revolução industrial transformou o trabalho em uma atividade coletiva

2. Existe uma relação entre a revolução industrial e o surgimento da Sociologia como ciência. Sobre tal relação, assinale o que for correto: I. A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. II. A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações. III. Os estudos dos fenômenos provocados pela revolução industrial sempre apresentaram uma perspectiva teológica (religiosa) sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. IV. Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da Sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.

(A) II, III e IV
(B) I, II e IV
(C) I, III e IV
(D) Todas as alternativas estão corretas

3. (UnB- Adaptada) Leia o texto abaixo: “A imaginação sociológica permite-nos compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade. Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra — da política para a psicológica; do exame de uma única família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia contemporânea.” Charles Wright-Mills A promessa In: Charles Wright-Mills A imaginação sociológica Trad. Waltensir Dutra Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações).Com base no excerto de texto precedente, assinale a alternativa que corresponde às ideias do sociólogo Charles Wright-Mills:

(A) No fragmento, o autor determina limites as formas de manifestação da “imaginação sociológica” apontando temas que seriam prioridade nos estudos sociológicos.

(B) Para o autor a compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão da relação entre indivíduo e sociedade. Para desenvolver a imaginação sociológica é necessário compreender que histórias individuais estão diretamente relacionadas a um contexto histórico-social mais amplo.

(C) Biografias não interessam para a Sociologia, sendo inútil buscar compreender a relação entre histórias individuais e o contexto no qual elas foram construídas.

(D) De acordo com o autor do texto, o estudo social não é interdisciplinar, é preciso recorrer a apenas uma área do conhecimento para se compreender a sociedade.​


Anônimo: dcp eu não sei
Anônimo: se eu soubese a responta eu ia responder

Respostas

respondido por: fjdlmarcelino
2

Resposta:

A Revolução Francesa defendeu os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade.

Explicação:

portanto letra D

Perguntas similares